O que é hardware?

Hardware é um termo muito usado na informática para representar o conjunto de quaisquer componentes físicos internos ou externos de um computador.


O que é hardware do PC

O que é hardware?

Hardware é um termo da língua inglesa usado em informática para descrever a parte física de um computador, videogame, celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico. Sua tradução literal para português é equipamento e, com isso, pode ser usado fora da Tecnologia da Informação com significado ainda mais abrangente.

Alguns exemplos de hardware são a tela que você está usando para ver este artigo, seja no PC, celular ou tablet, e os periféricos de um PC(teclado, mouse, webcam, headset, etc.). Como pode ver nos exemplos dados, cada um deles possui seu próprio objetivo e sua própria função, por isso é preciso analisar cada um individualmente para entender para que serve.

Hardware interno

hardware interno

Diz respeito aos componentes que encontram-se “escondidos” dentro do equipamento. Alguns exemplos de hardware interno de um PC são:

  • CPU: também conhecido como processador, é o componente que realiza a parte lógica e aritmética de um PC, sendo visto por muitos como o cérebro do computador. Responsável por receber e processar os dados enviados pelos utilizadores e pelas escolhas lógicas do sistema.
  • Placa de vídeo: componente com a função de fazer o processamento gráfico de dados e auxilia o CPU nas suas funções. Também é responsável por auxiliar na interação entre o usuário e o computador, exibindo imagens em uma tela para visualização.
  • Memória RAM: memória temporária que faz informações serem acessadas de forma rápida pelos programas. Também é vista como a memória volátil de um computador, visto que é apagada quando um PC é desligado ou reiniciado.
  • HD: armazenamento físico de um computador e é utilizado para armazenar a maioria dos arquivos, como programas, documentos de texto e vídeos. Pode ser usado como armazenamento temporário ou permanente, a depender da vontade do usuário.
  • SSD: armazenamento não-volátil que não apresenta parte móvel, diferente de um HD, e, por isso, não está suscetível a falhas mecânicas. Além disso, apresenta maior velocidade ao ser acessado e é seguro para armazenar dados quando se desliga o computador.
  • Placa-mãe: placa com circuitos onde são acoplados os componentes internos de um computador. Funciona como uma central que conecta tudo que é necessário para o bom funcionamento do equipamento.
  • Drive óptico: atualmente em desuso, um drive óptico é o responsável por interagir com mídias externas no formato de CD ou DVD. Pode ser usado para ler ou gravar essas mídias, a depender da necessidade do usuário.

Existem vários outros exemplos de hardware interno, como portas USB, transistores, fonte de energia, porém não convém entrar em maiores detalhes sobre eles neste momento.

Hardware externo

hardware externo

Diz respeito aos componentes que encontram-se visíveis fora do equipamento. Alguns exemplos de hardware externo de um PC são:

  • Mouse: dispositivo usado para mover um cursor pela tela do computador e interagir com objetos nesta tela.
  • Teclado: dispositivo de entrada usado para digitar textos, números ou caracteres especiais pelos usuários. Também possui outras funções, como navegação e controle de programas, mas a principal é realmente digitar informações.
  • Microfone: dispositivo que capta e transforma sons em sinais eletrônicos para suportar a comunicação por meio de áudio.
  • Câmera: dispositivo que captura imagens visuais e vídeos para o computador e os transforma em sinais eletrônicos para que estes sejam armazenados ou enviados para outro equipamento por meio da internet.
  • Monitor: dispositivo de saída usado para mostrar informações, imagens, vídeos ou documentos gerados pelo PC.
  • Pen drive: dispositivo portátil usado para fazer o armazenamento de dados. Normalmente pode ser conectado a qualquer computador de forma rápida por meio de uma porta USB convecional.

Qualquer dispositivo periférico pode ser visto como um exemplo de hardware externo de um computador, como impressoras, headsets e joysticks, por isso existem vários deles e não convém entrar em maiores detalhes aqui.

Hardware e software

Hardware, como visto anteriormente, diz respeito a toda parte física de um computador ou dispositivo eletrônico.

Software, por outro lado, é um conjunto de instruções escritas para que o equipamento funcione de forma correta com a finalidade de executar determinada tarefa.

Software, então, é visto com a parte lógica que fornece comandos e instruções para a execução do hardware de acordo com a necessidade do utilizador.

Alguns exemplos de software são: sistemas operacionais(Windows, macOS, Android, Ubuntu, etc.), navegadores de internet(Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Opera, etc.) e programas de edição de imagem(Photoshop, Microsoft Paint, GIMP, etc.).

Conclusão

Hardware representa a parte física de um dispositivo eletrônico que possui função definida e depende de instruções passadas por meio de um software para o seu bom funcionamento.

Atualmente existem vários tipos de hardware e várias forma de utilização, então é necessário estudar cada um deles de forma individual para saber como funciona e para que serve determinado componente ou equipamento.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.