O que é gabinete e para que serve?

Gabinete de computador é um componente de hardware que é muito importante e comumente recebe outros nomes como carcaça, case, caixa, chassis e torre.


O que é um gabinete de computador

O que é um gabinete de computador?

O gabinete é o componente de hardware usado para alocar a maioria das peças de um computador. É dentro dele que são colocados componentes como CPU, placa-mãe, SSD, placa de vídeo e fonte.

Visualmente ele é aquela carcaça externa que possui formato retangular e, na maioria dos casos, é feita de metal ou de plástico bem resistente. Atualmente existem muitos modelos produzidos em outros materiais, como vidro e fibra de carbono.

Além disso, é nele que encontram-se as saídas para as conexões com outros equipamentos, como as saídas USB e HDMI, plug pra caixa de som e microfone e entrada para cartão de memória.

Para que serve um gabinete de PC?

O gabinete possui a importante função de proteger os componentes internos de um computador de batidas, calor, luz, umidade e poeira. Isso porque a maioria dos componentes eletrônicos internos de um computador são bem sensíveis e precisam desta proteção.

Também é usado para fazer a conexão com outros componentes de hardwares, como monitor, teclado, mouse e headset, por meio das várias saídas disponibilizadas na sua parte exterior.

Outra função importante é tornar o transporte do computador montado mais simples, pois é mais fácil transportar uma caixa com todos os componentes fixados.

Tipos disponíveis no mercado

Desktop: gabinete utilizado em uma máquina mais simples e é aquele que fica deitado na horizontal, sendo colocado, muitas vezes, embaixo do monitor. Ideal para quem deseja economizar espaço e não necessita de uma computador com muita potência.

Torre ou mini-torre: modelo mais utilizado e o queridinho dos gamers, este gabinete é aquele que fica na vertical. Este tipo de gabinete é o que consegue abrigar um maior número de componentes no seu interior e, por isso, é ideal para quem deseja uma máquina mais potente. A diferença entre a torre e a mini-torre está na altura, onde um é maior e comporta mais componentes e o outro é menor e comporta menos componentes.

Small Form Factor: comumente possui a melhor refrigeração interna dentre todos os tipos e pode ser utilizado em pé ou deitado, além de possuir um razoável espaço interno para a colocação de componentes.

Design

Normalmente o design do gabinete de computador é bem simples e ele é todo preto, sem a possibilidade de visualização dos componentes internos.

gabinete gamer

Porém existem vários modelos mais modernos, como os gabinetes gamers, que possuem diferentes cores, luzes LED e opção de visualização dos componentes internos, para que uma pessoa possa deixar seu PC da forma que desejar.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.