Teste de Velocidade de Internet

O Teste de Velocidade de Internet do Tecnomais é um Speed Test rápido e completo que permite medir download, upload, ping e jitter da sua conexão banda larga.


Como usar o teste de velocidade de internet?

Teste de Velocidade de Internet

Utilizar nosso speed test é bem simples: você só precisa clicar no botão “Iniciar” no velocímetro acima para começar a medir a qualidade da conexão. Após isso, então, basta aguardar alguns segundos para que sejam exibidos os resultados da aferição.

Caso deseje, poderá escolher o servidor de teste, ou seja, o provedor de banda larga com o qual deseja trocar dados para avaliar a velocidade da internet. Com isso poderá, também, escolher a localização do servidor de teste para que tenha a real certeza de que os resultados são os mais precisos possíveis.

O velocímetro fornecerá, após ser executado, a opção de repetir o teste(e recomendamos que o faça), bastando clicar em “Repetir”, e um link para compartilhar os resultados com a empresa provedora ou nas redes sociais(Facebook e Twitter).

Dicas para resultados mais precisos

Obter resultados precisos no teste de velocidade de internet permitira que você tenha uma melhor noção da qualidade da sua conexão banda larga, por isso é importante que siga as dicas a seguir:

  • Dê preferência pela utilização do velocímetro em uma rede cabeada.
  • Fique próximo ao roteador caso deseje testar uma rede WiFi.
  • Mantenha conectado à rede apenas o computador no qual estiver utilizando o medidor.
  • Pause todos os downloads e uploads que estiver fazendo.
  • Evite testar a qualidade da conexão em um celular, pois este pode limitar a velocidade.
  • Repita o procedimento de medição quantas vezes forem necessárias.
  • Mude o servidor de teste quando for repetir o procedimento
  • Utilize outras ferramentas para medir a velocidade da internet.
  • Feche programas que possam estar consumindo banda.
  • Mantenha aberta no navegador apenas a aba na qual estiver utilizando o medidor.
  • Sempre utilize um navegador atualizado.
  • Utilize um bom antivírus para que sua conexão não seja comprometida.

Além dessas dicas, seria importante armazenar os resultados através de prints para que esses possam ser mostrados à empresa prestadora do serviço de telecomunicações, além de entrar em contato com esta sempre que o resultado obtido for insatisfatório para que o problema seja solucionado.

Resultados do Speed Test Tecnomais

Speed Test Tecnomais

Após utilizar nosso teste de velocidade de internet, utilizando as dicas para resultados mais precisos, você obterá várias informações importantes sobre sua conexão banda larga. As informações que obterásão:

Velocidade de download

Taxa com a qual a rede utilizada é capaz de transferir dados do servidor de teste para o computador local.

Quanto maior a velocidade de download, melhor será a qualidade da sua internet.

Velocidade de upload

Taxa com a qual a rede utilizada é capaz de transferir dados do computador local para o servidor de teste.

Quanto maior a velocidade de upload, melhor será a qualidade da sua internet.

Ping ou latência

Afere o tempo de resposta da conexão, ou seja, mede a diferença entre o tempo inicial de uma solicitação e o momento no qual esta se torna perceptível ao usuário.

Quanto menor o ping ou a latência, melhor será a qualidade da internet.

Jitter

Mede a variação do atraso na entrega de pacotes sucessivos de dados.

Quanto menor o jitter, melhor será a qualidade da internet.

Alternativas ao nosso Velocímetro

O medidor de velocidade de internet do Tecnomais é uma ferramenta que utiliza a tecnologia Ookla para medir a qualidade da conexão banda larga, a mesma utilizadas em outros velocímetros como Teste Copel, Teste de Velocidade Algar Telecom, Teste de Velocidade Vivo e SpeedTest by Ookla, por isso é extremamente confiável.

Porém você pode(e deve) utilizar outras tecnologias para que possa obter resultados mais precisos. Dos melhores medidores, selecionamos 5 excelentes opções para que possa utilizar em conjunto com o nosso speed test:

EAQ – Brasil Banda Larga

O EAQ – Brasil Banda Larga(www.brasilbandalarga.com.br/bbl/) é uma ferramenta criada sob recomendação da Anatel para que os usuários de internet no Brasil possam aferir a qualidade da conexão.

Ela permite aferir os mesmos dados que o nosso medidor e, ainda, armazena os resultados obtidos para que possam ser comparados e usados posteriormente para solicitar melhorias.

Fast.com

O Fast.com(fast.com/pt/) é uma ferramenta fornecida pelo Netflix para que os usuários possam testar a qualidade da conexão, em especial para os clientes da plataforma.

Trata-se de uma ferramenta bem completa, que permite medir o download, upload e a latência, mas não armazena os resultados obtidos.

Minha Conexão

O Minha Conexão(www.minhaconexao.com.br) é uma ferramenta independente e é vista por muitos como a melhor tecnologia aferidora da qualidade de conexão no país. Isso porque fornece um teste de velocidade de internet bem completo, armazena os resultados de uma seção e fornece o download desses por meio de um PDF.

Além disso, compara as empresas de uma determinada região e mostra as com maiores velocidades, as melhores avaliadas e faz uma comparação entre a velocidade da conexão testada com a média da cidade.

nPerf

O nPerf(www.nperf.com/pt/) é uma empresa francesa que possui muita credibilidade na aferição da qualidade da conexão e sua tecnologia é utilizada em alguns importantes e conhecidos velocímetros no nosso país, como no Velocímetro RJNET.

SIMET Teste de Velocidade de Internet

O Beta SIMET(beta.simet.nic.br) é um teste de velocidade de internet fornecido pelo NIC.br para que as pessoas possam avaliar a qualidade da conexão, sendo, portanto, uma ferramenta totalmente confiável e com uma excelente tecnologia.

FAQ – Perguntas Frequentes