O que é ping ou latência na internet e para que serve?

Ping ou latência é um termo muito usado na internet, embora muitas pessoas não saibam o que significa e pra que serve esta métrica.


O que é ping ou latência

O que é ping ou latência na internet?

Ping é a sigla do termo “Packet Internet Grouper (Groper)” – que significa Agrupador de Pacotes da Internet, em tradução para o português – e é um utilitário desenvolvido com a finalidade de testar a conexão da internet de um computador com determinado servidor por meio do protocolo ICMP.

Mensura o tempo que uma conexão leva para transmitir pacotes de dados para a internet e o retorno desta transmissão para o computador do usuário, sendo medido em milissegundos(ms). Basicamente, então, essa métrica afere o tempo de resposta de uma conexão a uma ação do usuário com relação a determinado servidor.

Para que serve ping ou latência?

A principal finalidade desta métrica é aferir a qualidade da conexão e, portanto, existe uma grande importância. Desde já adiantamos que quanto menor o ping ou latência, melhor será a qualidade da conexão do usuário.

Esta métrica serve para avaliar se uma conexão está estável, se a entrega de pacotes está rápida e se existe a perda de pacotes. Olhando desta forma, os dados aferidos nesta medição impactam diretamente quem joga jogos online(League of Legends, CS: GO, Dota 2, etc.), pois avalia o tempo que um comando do jogador é interpretado pelo servidor e retorna ao computador do usuário.

Quando o ping está alto é quase impossível de se fazer algumas coisas na internet, por isso é bem importante verificá-lo sempre antes de algo que exige performance da rede.

Como testar esta métrica

teste ping tenomais

O usuário pode aferir o ping no teste de velocidade de internet em nosso site ou em outras ferramentas online, como Fast.com, Minha Conexão e Velocímetro RJNET. Esses medidores vão medir o tempo que a rede leva para enviar um pacote de dados do computador do usuário para o servidor de testes e receber uma resposta a este envio.

teste ping Prompt de Comando

Também é possível fazer o teste diretamente no seu computador com um site ou endereço de IP. Para isso, então, basta abrir o Prompt de Comando no Windows, o Terminal no macOS ou Acessórios no Linux, digitar “ping <IP ou URL do site>” e clicar em “Enter”.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.