O que é CPU e para que serve?

CPU é a sigla de Central Processing Unit e é o componente de hardware mais importante dos computadores, notebooks, tablets, videogames e smartphones.


O que é CPU

O que é CPU?

CPU é a sigla de Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento, em tradução literal para o português, e também pode ser conhecida popularmente por outros nomes como processador, processador central ou microprocessador.

Presente em notebooks, tablets, computadores, videogames e smartphones, a CPU é popularmente vista como sendo o “cérebro” destes e, portanto, é o componente que possui a função de executar as operações de lógica e aritmética necessárias para o bom funcionamento do sistema de um aparelho eletrônico.

Alguns discordam de que a CPU seja o “cérebro do computador” e a veem como sendo uma calculadora muito eficiente, pois não realizaria nada sem o software para lhe “dar ordens”. Mas o importante é saber que sem a unidade central de processamento seria impossível interagirmos da forma como fazemos com nossos aparelhos eletrônicos atualmente.

Para que serve uma CPU?

A principal função de uma CPU é interpretar os comandos que são feitos por meio de um periférico ou de um software e enviar para um dispositivo de saída uma resposta a esses comandos ou executar uma tarefa solicitada.

Embora isso seja verdade, a unidade central de processamento somente executa cálculos lógicos e aritméticos, dependendo do software para fazer com que esses cálculos possam ser utilizados de forma a executar uma ação desejada pelo usuário do aparelho.

Principais componentes

CPU: ULA, UC e Registradores e Memória cache(fonte: Toca do Tux)

Uma CPU moderna é composta por várias partes, sendo as mais importantes:

  • Unidade lógica e aritmética(ULA): responsável pela execução dos cálculos e das decisões lógicas necessários para o bom funcionamento do equipamento eletrônico.
  • Unidade de controle(UC): responsável por pegar as instruções contidas na memória e fazer a execução e decodificação destas, utilizando a ULA quando necessário.
  • Registradores e Memória cache: são responsáveis pelo armazenamento dos dados que serão utilizados no processamento.

Cada um desses componentes apresenta uma função importante no funcionamento de uma unidade central de processamento e, portanto, são de vital importância para um computador.

CPU não é gabinete?

Não, CPU não é a mesma coisa que gabinete, embora muitos populares confundam os dois componentes de hardware.

CPU, como visto anteriormente, é a sigla de Central Processing Unit e trata-se do componente eletrônico capaz de executar os cálculos necessários para o funcionamento de um computador.

Gabinete, por outro lado, diz respeito à carcaça externa que contém a placa-mãe e outros componentes e possui como principal função armazenar e proteger o hardware interno de um computador.

Principais fornecedores

Atualmente as principais marcas que fornecem processadores para computadores, PCs e notebooks são a Intel e a AMD.

Para smartphones, por outro lado, as principais empresas fornecedoras de CPU são Apple, Nvidia, Qualcomm, Huawei, Samsung e Mediatek.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.