O que é software?

Software é um conjunto de instruções, aplicativos ou programas que é utilizado para dizer a um computador o que fazer.


O que é software

O que é software?

Software, muitas vezes abreviado para SW ou S/W, é um grupo de instruções escritas em uma linguagem de computável que permitem ao usuário controlar o computador e a realização de tarefas específicas.

O termo é usado de forma genérica para se referir a aplicativos, programas e scripts que são usados em computadores, smartphones, tablets, videogames, jogo e outros dispositivos inteligentes.

Sem softwares a maioria dos computadores se tornariam inúteis. Por exemplo, sem seu navegador de internet seria impossível acessar a ler este artigo e, por sua vez, seu navegador só pode funcionar porque existe um sistema operacional no seu computador que permite isso.

Além disso, este termo também pode ser usado para se referir ao comportamento que este grupo de instruções exibe quando é executado em um computador.

Um software normalmente é armazenado permanentemente no HD ou SSD do computador e utiliza-se da Memória RAM quando está em uso, para que possa ser acessado mais rapidamente.

Tipos de software

Tipos de software
  • Software de sistema: possui a importante função de fazer a comunicação entre o usuário e o computador e fornece a base para que os programas e aplicativos possam funcionar. Alguns exemplos disso são os sistemas operacionais(Windows, macOS, Linux Ubuntu, iOS, Android, etc.), drivers, firmwares e compiladores.
  • Software aplicativo: possui a função de executar tarefas específicas, de acordo com a necessidade do utilizador. Alguns exemplos são os navegadores de internet(Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Opera, etc.), players de vídeos e músicas, aplicativos de celular, programas de edição de imagem e ferramentas de edição de texto.
  • Software de programação: conjunto de ferramentas que auxiliam os desenvolvedores a criarem aplicativos e programas usando uma linguagem de programação, como C++, Java e PHP. Alguns exemplos são: Code::Blocks, Microsoft Visual Studio e NetBeans.
  • Software malicioso: são programas criados na intenção de causar prejuízo ao computador do usuário, podendo ser usado para roubar dados, usar recursos ou corromper outros programas. Alguns exemplos disso são: Spyware, vírus de computador, Cavalo de Tróia e Adware.
  • Jogos: são aplicações criadas para o entretenimento dos utilizadores e apresentam vários tipos de recursos. Alguns exemplos disso são: CS:GO, League of Legends, World of Warcraft e Fall Guys.

Tipos de distribuição

  • Comercial: necessário que se compre o software para que possa utilizá-lo. Normalmente não permite que se distribua ou modifique seu código e libera apenas seu uso de forma individual.
  • Open-source: diz respeito às aplicações de código aberto e permite que os usuários possam modificar e redistribuir seu código de forma gratuita. Além disso, não é necessário pagar uma licença comercial para sua utilização, sendo o Linux um dos maiores exemplos desse modelo.
  • Freeware: como o próprio nome já indica, este tipo de software é gratuito e, normalmente, permite a distribuição deste. Alguns deles exibem anúncios como forma de ganhar dinheiro pelo trabalho feito e, por isso, são chamados de adware.
  • Shareware: é uma variação do freeware e permite sua utilização de forma gratuita por um tempo determinado. Após isso, a pessoa precisa fazer um pagamento para que possa usar as funcionalidades de forma mais completa.

Software e hardware

Software, como visto anteriormente, é o conjunto de instruções fornecidas por meio de uma linguagem de programação que permite o funcionamento de um computador. Podem ser sistemas operacionais, navegadores de internet, jogos, aplicativos de celular e muitos outros.

Hardware, por outro lado, diz respeito à parte física do computador. Alguns exemplos disso são: CPU, periféricos(mouse, teclado, monitor, headset, etc.) e placa-mãe.

O bom funcionamento de um computador só é possível com a integração do software com o hardware e sem um dos dois fica praticamente impossível a utilização dos dispositivo.

Conclusão

O software é de extrema importância para os equipamentos eletrônicos modernos, como computadores, smartphones, tablets e videogames, e sua função é controlar os componentes de hardware e executar tarefas específicas desejadas pelo usuário.

Os exemplos de software mais comuns são os sistemas operacionais, os navegadores de internet e os aplicativos de celular. Por isso não é difícil de se entender o conceito deste termo e perceber que ele é essencial para quem deseja utilizar um dispositivo eletrônico.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.