Como criar um blog grátis no Blogger?

Saber como criar um blog grátis no Blogger pode lhe ajudar a entender um pouco sobre o funcionamento desta plataforma disponibilizada pelo Google.


Como criar um blog grátis no Blogger

Considerações iniciais

Quem está pensando em criar um blog normalmente tem em mente que deseja um espaço online para compartilhar suas ideias e pensamentos com as demais pessoas ao redor do mundo. Porém não é apenas essa a função deste tipo de ferramenta.

Um blog pode ser usado como forma de ganhar dinheiro na internet, como ferramenta de divulgação de uma empresa ou, mesmo, como uma maneira de divulgar ideias políticas.

Portanto é necessário definir claramente claro qual é o objetivo principal, porque isso que vai dizer se o Blogger é a ferramenta ideal para o projeto ou não, visto que ele é uma plataforma mais informal e ideal para quem não possui como principal objetivo monetizar seu conteúdo.

Como criar um blog grátis no Blogger?

  1. Acesse o site oficial do Blogger(www.blogger.com);
  2. Clique no botão laranja escrito “CRIAR UM BLOG” no meio da tela;Botão criar um blog Blogger
  3. Faça o login com sua conta do Google;
  4. Forneça o nome desejado para o blog a ser criado;Escolher um nome para seu blog
  5. Clique em “Próxima;
  6. Forneça o endereço/URL desejado;
  7. Clique em “Salvar“.

O Blogger é totalmente gratuito?

O Blogger é um serviço gratuito de criação de blogs fornecido pelo Google, porém é possível contratar e colocar um domínio próprio na ferramenta para personalizá-la ainda mais.

Caso não contrate um domínio próprio, poderá usar apenas um subdomínio do tipo “nomedoblog.blogspot.com”, porém, se desejar, terá a opção de colocar um domínio do tipo “www.nomedoblog.com”.

Blogger é melhor que o WordPress.com?

As duas ferramentas são excelentes para aqueles que desejam criar um blog grátis na internet para divulgar suas ideias. Recomendamos, portanto, que teste as duas plataformas para decidir aquela que melhor se adéqua às suas necessidades. WordPress.com ainda possui versão paga, com mais funcionalidades e possibilidade de se colocar um domínio personalizado.

O WordPress.org, por outro lado, é uma ferramenta mais completa e, por meio dela, é possível criar blogs profissionais e sites empresariais. Porém, apesar dos códigos serem gratuitos, é necessário comprar um domínio e possuir uma hospedagem de sites para alojar o projeto.

Caso seu objetivo seja criar um blog profissional, sugerimos que utilize o WordPress.org. Assim já começará com a melhor ferramenta para que possa atender todas as necessidades dos visitantes.

Conclusão

Criar um blog grátis no Blogger é bem simples, sendo necessário apenas possuir uma conta do Google para entrar na plataforma e criar a página. Porém é uma plataforma indicada para quem deseja criar um projeto mais informal para compartilhar suas ideias, embora muitos usem-na de forma profissional.

O maior concorrente do Blogger na criação de blogs gratuitos é o WordPress.com e sugerimos que teste as duas plataformas antes de escolher qual a melhor para suas necessidades. Se precisa criar um blog mais profissional, entretanto, sugerimos a utilização do WordPress.org, sendo necessário, nesse caso, a aquisição de um domínio próprio e a contratação de um serviço de hospedagem de site.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.