O que é Hospedagem de Site?

Saber o que é uma hospedagem de site é de vital importância para quem deseja criar um site, blog ou uma loja virtual, seja para uma empresa ou para uso pessoal.


o que é hospedagem de site

O que é uma hospedagem de site?

Hospedagem de sites, hospedagem web ou alojamento de sites(no português de Portugal) é o nome dado ao serviço de aluguel dos servidores que armazenam todos os arquivos e dados de um site. Este serviço permite que um site esteja sempre online e possa ser visto através da internet por qualquer computador com acesso a uma conexão com a rede.

Os servidores são computadores específicos conectados à internet que ficam ligados 24 horas por dia. Possuem como função o alojamento todos os arquivos e dados dos sites, aplicativos, blogs e lojas virtuais e devem mantê-los sempre online.

Por tudo isso, a hospedagem de sites é de extrema importância para a internet tal como conhecemos atualmente e, sem este serviço, seria impossível termos vários dos websites, blogs e lojas virtuais aos quais temos acesso.

Como funciona uma hospedagem de site?

Como funciona uma hospedagem de site

Uma hospedagem de site funciona como um serviço de aluguel de um espaço online estável e seguro para que uma página possa ficar hospedada. É como alugar um computador, ou parte dele, para armazenar os arquivos e dados que compõem um website e para que este possa ser acessado por meio da internet.

Observar a estabilidade e a capacidade na hora de contratar este tipo de serviço é um fator importantíssimo para evitar vários problemas como quedas constantes, funcionamentos irregulares e problemas com segurança.

Tipos de hospedagens de sites

Tipos de hospedagens de sites

Os usuários comuns tendem a analisar apenas o preço quando desejam contratar uma hospedagem de site e normalmente optam pela opção mais barata, mas o nível de conhecimento do utilizador e a qualidade do serviços prestado também deve ser levado em consideração. Baseando-se nisso, poderá ver a seguir quais são os tipos mais utilizados no mercado:

Hospedagem compartilhada

Normalmente é a mais barata de todas e, muitas vezes, é concedida de forma gratuita para que os possíveis clientes possam testar o serviço e contratar um plano no futuro.

É a opção mais econômica, mas podem haver problemas com relação à velocidade de carregamento e com a estabilidade do site, pois vários utilizadores do servidor compartilham dos mesmos recursos.

Também é aquela que necessita de menos requisitos técnicos para que possa ser gerenciada e, normalmente, já vem com painéis para que a hospedagem de site possa ser administrada de forma simples.

Hostgator, Hostinger, Kinghost e Locaweb são algumas das empresas mais populares que fornecem este tipo de serviço para seus clientes.

Servidor virtual privado

Um VPS, do inglês Virtual Private Server, também é um tipo de hospedagem econômica, mas um pouco mais cara que a opção compartilhada, e o utilizador divide um servidor com outras pessoas, porém é usada a tecnologia de virtualização para oferecer recursos de forma dedicada.

Isso significa que, apesar de dividir os recursos e um mesmo servidor com outras pessoas, o contratante terá acesso exatamente àquilo que contratou, podendo fazer upgrades de acordo com o crescimento do projeto.

Porém os utilizadores devem possuir mais requisitos técnicos e, caso não seja gerenciado, precisam fazer a instalação de aplicações diretamente no sistema operacional escolhido, o que exige mais experiência dos seus utilizadores.

Digital Ocean, Vultr, OVHcloud e Hostinger são algumas das empresas mais populares que oferecem este tipo de serviço.

Hospedagem dedicada

Uma hospedagem de site dedicada é aquela onde uma pessoa faz sozinha a locação de um servidor inteiro e não divide este com outras pessoas, sendo uma das opções mais caras para quem quer fazer a instalação de um website.

Isso significa que os recursos não serão divididos com nenhuma outra pessoa e terá toda a capacidade do servidor somente para si.

Tal como os servidores virtuais privados, uma hospedagem dedicada precisa que seus usuários possuam mais requisitos técnicos para que possam utilizá-la, isso se não forem gerenciadas.

Hostgator, IBM Brasil, OVHcloud e Locaweb são algumas das empresas mais populares que oferecem este tipo de serviço.

Hospedagem gerenciada

Uma hospedagem de site gerenciada é aquela oferece a capacidade de um servidor dedicado, mas utiliza-se de um painel, como cPanel ou Plesk, para facilitar os processos para a utilização do serviço.

A capacidade técnica do utilizador pode ser menor, pois a dificuldade de utilização é a mesma de uma hospedagem de site compartilhada. Porém esta é a opção mais cara que vimos até agora, pois a empresa que fornece este tipo de serviço precisa fazer as configurações necessárias para o funcionamento correto do servidor e, muitas vezes, pagar um valor para que o painel escolhido possa ser utilizado.

OVHcloud, BRS, Locaweb e Hostgator são alguns exemplos de empresas que fornecem este tipo de serviço para seus clientes.

Hospedagem em nuvem

Conhecida mais pelo seu nome em inglês, Cloud Hosting, este é o tipo de hospedagem de site mais moderno da atualidade e permite fazer o compartilhamento dos recursos de vários servidores conectados entre si de forma eficiente. Isso faz com que várias pessoas possam compartilhar um mesmo servidor, mas os recursos são melhor otimizados que nos servidores virtuais privados.

Porém apresenta a necessidade de se ter mais conhecimento técnico e seu preço é mais elevado com relação às demais opções, embora seja a mais segura e a que apresenta melhor desempenho.

Google Cloud, Microsoft Azure, Amazon AWS e Locaweb são alguns exemplos de empresas que fornece este tipo de hospedagem.

Hospedagem de site WordPress

WordPress é o CMS mais utilizado no mundo e grande parte da internet é feito com ele, incluindo este no qual você está lendo este artigo. Pensando nisso, muitas empresas apresentam soluções específicas e especializadas de hospedagem de sites para quem deseja utilizar WordPress no seu projeto.

Seu valor pode variar bastante, pois podem ser utilizados servidores compartilhados, dedicados, em nuvem ou virtuais privados. Nesses servidores são aplicadas todas as configurações necessárias para a instalação e o bom desempenho do WordPress, sendo imprescindível observar a qualidade do serviço na hora da contratação.

Kinsta, Hostgator, Hostinger, King Host e Blue Host são alguns exemplos de empresas especializadas ou que possuem plano específico para a hospedagem de um site WordPress.

O que é necessário para colocar um site no ar?

Colocar um site no ar não é uma tarefa muito complicada, porém é preciso ter um certo grau de conhecimento sobre segurança e tudo que envolve a construção de uma página na internet. Por isso o recomendado é que, caso você não tenha este conhecimento, estude bastante antes de tentar colocar a mão na massa ou contrate um profissional especializado.

Tendo isso em mente, e estando está apto a colocar um site no ar, você precisará:

  • Registrar um domínio ou subdomínio: muitas hospedagens de site grátis oferecem subdomínios para que seus utilizadores possam testar seus projetos e o próprio serviço. Mas o ideal é fazer a contratação de um domínio próprio em um serviço como Google Domains ou Registo.br para que possa utilizar um serviço de hospedagem contratada com mais recursos.
  • Contratar um serviço de hospedagem: como visto anteriormente, existe um grande número de serviços de hospedagem de site e você precisa escolher um deles para contratar e fazer a instalação do seu website. A maioria das pessoas opta por comprar o domínio e contratar a hospedagem na mesma empresa para facilitar a própria vida, porém é necessário avaliar as opções mais vantajosas para fazer a contratação.
  • Configurar os Nameservers (DNS): após fazer as duas coisas citadas anteriormente, é necessário apenas apontar os Nameservers para a hospedagem de site contratada e fazer as configurações no servidor para que o domínio possa ser utilizado. Os Nameservers fazem a conexão entre o IP do servidor e o domínio, por isso é de vital importância que sejam configurados de forma correta.

Claro que são necessárias outras ações, como criar o código do Website ou escolher um CMS como WordPress, mas estas são etapas indispensáveis para quem está criando um site, blog ou loja virtual com contratação de uma hospedagem.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.