iFood recebe autorização da ANAC para fazer entregas com drones

O iFood recebeu autorização da ANAC e, agora, pode fazer entregas com a utilização de Drones no Brasil, mas ainda não tem data para começar a operar.


iFood entregas com Drones no Brasil

iFood pode fazer entregas com drones no Brasil

A ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, concedeu na última sexta-feira(21/01/2022) autorização para que o iFood agora possa utilizar drones em suas entregas em todo Brasil. As entregas utilizando drones ou RPAs(Aeronaves Remotamente Pilotadas) serão possíveis devido a uma parceria do aplicativo de delivery com a Speedbird Aero, uma empresa especializada em entregas utilizando o equipamento.

Segundo a divulgação, o iFood será a primeira empresa da América Latina a utilizar drones no seu delivery, podendo abrir portas para que outras possam fazer o mesmo e agilizar as entregas no país.

A permissão é para que o equipamento possa ser utilizado para transportar até 2,5 quilos em um raio de 3 quilômetros de voo e o modelo inicial escolhido foi o Drone DLV-1 NEO, que passou por um rigoroso processo de estudos, elaborações e testes para que pudesse ser liberado para o uso comercial.

Entretanto a entrega não será efetuada diretamente na casa do consumidor, mas sim em um ponto de pouso estratégico, onde um entregador recolherá o pedido e completará o trecho final até o cliente.

iFood Drone
iFood possui autorização da ANAC para entregas com Drone – Foto: Divulgação/iFood

Processo de autorização

O processo de autorização para a utilização de drones para entrega por parte do iFood envolveu a Speedbird Aero, AL Drones e ANAC em um processo de oito meses de intenso trabalho.

Durante este tempo houve a análise de diversos fatores e relatórios, como o Manual de Operação e o Relatório de Análise de Segurança, e a ANAC testemunhou quatro testes para avaliar as características técnicas da aeronave e fazer avaliações operacionais.

No final desses oito meses ficou decidido que o Drone DLV-1 NEO poderia ser utilizado pelo iFood para o transporte de cargas de até 2,5 quilos em um raio de 3 quilômetros, embora possam ser incluídos novos modelos e serem feitas modificações no raio de entrega no futuro.

Observação: o iFood vinha testando este modelo de entrega desde o ano de 2020, mas somente oito meses atrás, para obter a aprovação, a ANAC foi incluída nos processos para a utilização de drones nas entregas da empresa de delivery.


Fontes: Site da ANAC (21/01/2022) | Site do iFood (21/01/2022)

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.