O iFood recebeu autorização da ANAC e, agora, pode fazer entregas com a utilização de Drones no Brasil, mas ainda não tem data para começar a operar.
iFood pode fazer entregas com drones no Brasil
A ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, concedeu na última sexta-feira(21/01/2022) autorização para que o iFood agora possa utilizar drones em suas entregas em todo Brasil. As entregas utilizando drones ou RPAs(Aeronaves Remotamente Pilotadas) serão possíveis devido a uma parceria do aplicativo de delivery com a Speedbird Aero, uma empresa especializada em entregas utilizando o equipamento.
Segundo a divulgação, o iFood será a primeira empresa da América Latina a utilizar drones no seu delivery, podendo abrir portas para que outras possam fazer o mesmo e agilizar as entregas no país.
A permissão é para que o equipamento possa ser utilizado para transportar até 2,5 quilos em um raio de 3 quilômetros de voo e o modelo inicial escolhido foi o Drone DLV-1 NEO, que passou por um rigoroso processo de estudos, elaborações e testes para que pudesse ser liberado para o uso comercial.
Entretanto a entrega não será efetuada diretamente na casa do consumidor, mas sim em um ponto de pouso estratégico, onde um entregador recolherá o pedido e completará o trecho final até o cliente.
Processo de autorização
O processo de autorização para a utilização de drones para entrega por parte do iFood envolveu a Speedbird Aero, AL Drones e ANAC em um processo de oito meses de intenso trabalho.
Durante este tempo houve a análise de diversos fatores e relatórios, como o Manual de Operação e o Relatório de Análise de Segurança, e a ANAC testemunhou quatro testes para avaliar as características técnicas da aeronave e fazer avaliações operacionais.
No final desses oito meses ficou decidido que o Drone DLV-1 NEO poderia ser utilizado pelo iFood para o transporte de cargas de até 2,5 quilos em um raio de 3 quilômetros, embora possam ser incluídos novos modelos e serem feitas modificações no raio de entrega no futuro.
Observação: o iFood vinha testando este modelo de entrega desde o ano de 2020, mas somente oito meses atrás, para obter a aprovação, a ANAC foi incluída nos processos para a utilização de drones nas entregas da empresa de delivery.
Fontes: Site da ANAC (21/01/2022) | Site do iFood (21/01/2022)