O que é Blogger?

Blogger.com é uma plataforma gratuita de criação de blogs desenvolvida pela Pyra Labs e comprara pelo Google em 2003.


O que é Blogger

O que é o Blogger?

Blogger(Blogger.com) é uma plataforma desenvolvida pela Pyra Labs em 1999 e adquirida pelo Google em 2003 que possibilita a qualquer pessoa ou empresa a criação gratuita de um blog. Muito popular até hoje, as páginas criadas na plataforma ficam sob um subdomínio do blogspot.com, embora possa ser configurado um domínio próprio.

Apesar de ser uma excelente ferramenta gratuita, o Blogger possui algumas limitações com relação a outras plataformas. Por isso é preciso saber com exatidão qual a real necessidade antes de escolher esta plataforma para a criação de um projeto.

Para que serve o Blogger?

Para que serve o Blogger

Serve para que pessoas, empresas e instituições possam criar páginas gratuitas no formato de blog com a finalidade de compartilhar conteúdos que achem úteis com outras pessoas. Por isso pode ser usado de diversas formas e com diversos objetivos.

Além disso, por ser uma ferramenta gratuita, existem muitos tutoriais explicando como criar um blog no Blogger e como configurar de forma correta a plataforma disponibilizada pelo Google.

Templates para Blogger

A plataforma conta com excelentes opções gratuitas de design que podem ser instaladas diretamente no painel de administração. Além disso, existem vários desenvolvedores que criam novos temas para a ferramenta e os disponibilizam grátis pela internet.

Uma outra opção, caso deseje algo mais profissional, é a contratação de um desenvolvedor para a criação de um template próprio e único para o projeto. Isso pode ser feito logo no início ou em um momento posterior sem que se perca os conteúdos já criados.

Integração com o Google AdSense

Blogger Google AdSense

O Google AdSense é uma forma de ganhar dinheiro exibindo anúncios em conteúdos publicados na internet. Como o Blogger é uma plataforma também pertencente ao Google, a integração entre os dois serviços é feita de forma mais simples e existe Gadget para a inserção rápida da publicidade nos conteúdos.

Porém é necessário ter um número elevado de visitantes para ganhar um bom dinheiro com Google AdSense, por isso esta nem sempre é uma opção viável. O ideal é estudar um pouco sobre como ter mais tráfego e colocar em prática para, posteriormente, pensar em uma maneira de obter recursos financeiros com as postagens.

Blogger é bom?

Sim, o Blogger é uma excelente plataforma para criação de blogs, sendo fácil de usar e genuinamente gratuita. Embora isso seja verdade, é possível comprar um domínio próprio para utilizar na página criada e deixá-la ainda mais personalizada.

A desvantagem é que as possibilidades de personalização são mais limitadas que outras ferramentas. Por isso muitos optam por utilizar outras soluções quando querem criar projetos mais profissionais.

Principais concorrentes

  • WordPress: CMS de código aberto mais utilizado do mundo, o WordPress possibilita a criação de sites institucionais e blogs. O WordPress.com funciona de forma similar ao Blogger.com, oferecendo certo nível de gratuidade no uso do serviço, enquanto que o WordPress.org é totalmente gratuito, porém é necessário contratar um serviço de hospedagem para utilizá-lo.
  • Medium: possui aspectos semelhantes a redes sociais e blogs, com a possibilidade de criação de um perfil pessoal e a publicação de textos dos mais variados tipos. Ferramenta interessante para quem deseja criar conteúdos e ter mais interação com as pessoas por meio da internet.
  • Wix: plataforma de criação de sites e blogs profissionais, apresenta certo nível de gratuidade para a utilização da plataforma. O que mais chama a atenção neste serviço é o design que pode ser facilmente modificado de acordo com as necessidades do usuário.
  • Tumblr: mistura de rede social com blog, o Tumblr é uma plataforma que possui um grande número de utilizadores e permite o compartilhamento de conteúdos de forma gratuita.

Conclusão

Blogger.com é uma das melhores plataformas para a criação de um blog grátis com a finalidade de compartilhar ideias ou conteúdos corporativos. Embora seja mais limitado que outras opções, ele é uma das poucas que possibilita a utilização de todos os recursos disponíveis de forma genuinamente gratuita.

Os principais concorrentes do Blogger são WordPress e Medium, portanto cabe a quem deseja criar um blog grátis estudar estas ferramentas para escolher aquela que melhor se adéqua ao projeto.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.