Placa-mãe é o nome dado à principal placa de circuito impresso de um computador e sua função é fazer a conexão entre os componentes de hardware.
O que é placa-mãe e para que serve?
Placa-mãe(chama em inglês de motherboard, mainboard, main circuit board ou mobo) é a principal placa de circuito impresso de um computador ou qualquer outro dispositivo inteligente. Ela possui diversos componentes eletrônicos(capacitores, resistores, circuitos integrados, etc.) e entradas para que possam ser conectados os vários dispositivos.
A placa-mãe serve para fazer a interconexão entre os diversos componentes de hardware necessários para o funcionamento de um computador. Sendo assim, componentes como CPU, memória RAM e periféricos são ligados diretamente a ela.
Esse componente de hardware é o responsável por unir todos as peças de um PC e permitir que elas funcionem de maneira ordenada, além de fornecer alimentação para essas peças e para os periféricos por meio da fonte de energia.
Principais componentes de uma placa-mãe
Uma placa-mãe pode possuir diferente tipos de componentes, porém alguns deles são essenciais para que um computador possa funcionar de forma correta e a maioria dos modelos os contêm, sendo eles:
Chipset
Conjunto de componentes eletrônicos de baixa capacidade que possuem como função gerenciar o fluxo de dados entre o processador, memória e periféricos.
O Chipset é o responsável por indicar quais famílias de processadores podem ser utilizados em uma determinada placa-mãe, porque nem todos os modelos possuem as especificações necessárias para se conectar aos circuitos dela.
Soquete ou socket
Soquete é o nome dado ao slot no qual o processador será conectado e cada um deles somente aceita modelos específicos.
Por isso é importante ter em mente o modelo de processador desejado na hora de escolher a placa-mãe para comprar.
Entradas e conexões
A placa-mãe possui vários slots e conectores por meio dos quais é possível acoplar os componentes de hardware.
Alguns exemplos disso são os slots de memória, os conectores SATA, os conectores USB e o conector de alimentação.
Onboard e Offboard
- Onboard(ou On-board): diz respeito aos recursos de hardware que vêm embutidos à placa-mãe. Isso diminui o preço final do computador, porém não é possível sua substituição em caso de defeito.
- Offboard(ou Off-board): diz respeito aos recursos de hardware que são conectados à placa-mãe por meio dos slots ou dos conectores. Isso aumenta o preço final do computador, mas é possível sua substituição em caso de defeito.
Conclusão sobre placa-mãe
Uma placa-mãe funciona de forma a integrar todos os componentes de hardware de um computador, para permitir o bom funcionamento deste. Sem ela seria bem mais complexo unir eficientemente as partes que compõem um PC para fazer com que todas funcionem de forma harmoniosa.
Ao escolher uma placa-mãe deve-se estar atento à sua capacidade e aos componentes de hardware compatíveis com ela, pois isso poderá impactar significativamente no desempenho da máquina. Isso também é válido para quando se comprar um computador, onde é preciso dar atenção para este componente, principalmente se deseja fazer upgrades no futuro.