CPU e Gabinete são coisas diferentes, mas muitos confundem os dois componentes de hardware e aqui explicaremos qual a diferença entre eles.
Qual a diferença entre CPU e Gabinete?
Muitas pessoas acreditam que gabinete e CPU são a mesma coisa, porém são componentes de hardware bem distintos e você pode ter problemas caso queira montar seu próprio PC e não conheça a definição desses dois termos.
Para os usuários comuns que não desejam entender mais ou não precisam saber os conceitos para montar seu computador, entretanto, esta distinção não fará muita diferença, embora sempre seja bom ter mais conhecimento.
Veja a seguir, então, a definição de cada um dos termos:
O que é CPU?
CPU é a sigla de Central Processing Unit e nada mais é que o cérebro do computador, ou seja, o componente de hardware responsável por receber e processar os comandos, dados e arquivos. Sem esta peça não existiria um computador funcional.
A CPU é acoplada à placa-mãe, que deve ser compatível, para que possa ser alimentada e ajude a controlar todos os processos do computador.
O mercado de CPUs de computador é dominado por duas empresas: Intel e AMD. Enquanto que para celulares a disputa é maior, tendo marcas como Qualcomm, Samsung, Apple e MediaTek com grande popularidade.
O que é Gabinete?
Gabinete é o nome do compartimento no qual são alocadas todas as peças sensíveis do computador. Também é chamado por muitos de case, carcaça, torre ou caixa e corresponde à parte externa do computador.
Dentro dele são alocados componentes como placa-mãe, HD, SSD, placa de vídeo e, até mesmo, o CPU.
A principal função do gabinete é alocar e proteger os componentes internos de poeira, umidade e impactos, sendo um componente que não possui funções eletrônicas ou de processamento por si só.
Conclusão
A diferença entre CPU é gabinete é bem simples:
- CPU é um dos componentes mais importantes do computador, sendo o responsável pelo processamento dos dados.
- Gabinete é um componente secundário, sendo apenas uma case externa que aloca e protege os demais componentes de hardware de um PC.
Na hora de escolher um computador para comprar ou de montar seu próprio PC, deverá dar atenção especial ao seu CPU, pois é ele quem dita a capacidade de processamento de uma máquina.