Vender um notebook usado não é complicado, embora muitos possam ficar confusos sobre onde fazê-lo e quais cuidados tomar.
Onde posso vender meu notebook usado?
Um notebook usado pode ser vendido em vários lugares e um dos meios mais utilizados para isso atualmente é a internet.
Por isso, caso tenha se cansado do seu aparelho, necessite de dinheiro ou tenha comprado um novo laptop, sugerimos que utilize a web para fazer a venda do seu notebook usado em algumas das melhores plataformas disponíveis.
A seguir, então, você poderá ver quatro opções viáveis atualmente para isso.
Facebook Marketplace
O Facebook Marketplace tornou-se rapidamente uma das maiores plataformas de vendas da internet e pode ser utilizado facilmente.
Para anunciar o seu produto, seja ele qual for, acesse a página oficial da plataforma e clique na opção “+ Criar novo classificado“. Após isso, basta que você siga os passos para fazer o anúncio do seu produto.
O Facebook não se responsabiliza por nada envolvendo este procedimento no Brasil, por isso é necessário combinar a entrega e o recebimento do dinheiro com o comprador.
Mercado Livre
O Mercado Livre(www.mercadolivre.com.br) é um dos marketplaces mais antigos e confiáveis do Brasil, por isso é uma boa opção anunciar seu produto por lá.
O Mercado Livre cuida do recebimento do dinheiro e é possível entregar o produto em mãos ou enviar de alguma forma, porém é necessário pagar uma comissão pelo uso do sistema.
OLX
O OLX(www.olx.com.br) é outra plataforma bem popular no Brasil e apresenta suas próprias características, sendo uma das mais recomendadas para a venda de usados.
Nela você pode discutir vários aspectos da venda diretamente com o comprador, sendo a mais flexível das opções. Oferece a opção de pagar usando o site ou de combinar o recolhimento do dinheiro pessoalmente, porém é mais seguro usar o sistema para receber pelo produto.
Lojas que compram notebook usados
Esta alternativa é a menos vantajosa, pois as lojas tendem a pagar bem barato para que possam revender o aparelho posteriormente. Porém pode ser uma opção viável caso você não encontre boas ofertas ou necessite de dinheiro de forma urgente.
Uma vantagem de vender seu notebook usado para uma loja é que você terá mais segurança na transação. Então é uma boa opção para grandes centros urbanos ou localidades onde não existe muita segurança.
Como anunciar corretamente o produto?
Os anúncios nas plataformas online devem ser descritivos e conter todas as características do produto, sejam elas positivas ou negativas.
Algumas dicas para que você faça o anúncio da melhor maneira possível para vender seu notebook usado podem ser vistas a seguir.
Informe que o produto é usado
Informar que o aparelho é usado no anúncio poupará um bom tempo com questionamentos. Muitas pessoas se esquecem ou deixam de fazê-lo, porém é uma informação importante sobre o produto que você está vendendo.
Informe sobre possíveis defeitos
Os defeitos podem fazer com que as pessoas queiram pagar menos no seu notebook usado, mas você deve agir com honestidade para evitar problemas futuros. Por isso informe sobre possíveis defeitos, como marcas na carcaça, mau funcionamento ou aquecimento, para que o comprador possa avaliar se vale a pena fazer a compra.
Descreva corretamente os componentes
Um dos erros mais comuns é não descrever corretamente os componentes. Quando fizer o anúncio, então, você deve informar coisas como: modelo e geração da CPU, quantidade de memória RAM instalada, dispositivos de armazenamento(disco rígido ou SSD) e periféricos que acompanham o notebook.
Coloque um preço razoável
Não adianta querer vender pelo mesmo preço da loja, pois a maioria das pessoas pesquisam bem o preço dos produtos antes de comprar. Recomendamos que busque por produtos semelhantes ao que você está vendendo e coloque um preço compatível com o seu notebook usado na hora de anunciar.
Tire boas fotos
Tirar boas fotos permitirá que o comprador possa ver o real estado do exterior do aparelho, então é importante que você faça boas imagens para anunciar.
Divulgue para os amigos
Converse com seus amigos e informe que está vendendo seu notebook, sendo esta uma forma de encontrar um comprador confiável para o aparelho. Caso alguém se interesse, envie anúncio que você fez em alguma plataforma para que esta pessoa possa analisar as configurações.
Avalie as ofertas recebidas
Normalmente os compradores fazem ofertas para tentar diminuir o preço de um produto quando este é vendido de forma informal. Cabe a você, então, avaliar se as ofertas recebidas são atrativas e valem a pena.
Quais cuidados tomar na hora da entrega?
Entregar o produto pode representar um perigo nos dias atuais, principalmente pela falta de segurança que afeta muitas cidades brasileiras.
Pensando nisso, a seguir poderá ver algumas dicas para melhorar sua segurança na hora de fazer a entrega.
Marcar a entrega em um local público
Fazer a entrega em um local público poderá inibir a ação de um possível golpista, embora a maioria das pessoas seja honesta.
Entregar o produto apenas após receber a quantia combinada
A forma de pagamento deve ser acordada previamente e você deve entregar o notebook apenas após o recebimento do valor combinado. Além disso, jamais deixe que a pessoa leve o aparelho junto com ela para sacar o dinheiro, pois pode ser um golpe.
Testar o produto se ele estiver funcionando
Se o notebook usado que você está vendendo estiver funcionando, recomendamos que teste o mesmo na presença do comprador. Isso lhe dará argumentos caso o aparelho apresente problemas com o novo dono e poderá ajudar em possíveis conflitos posteriores.
Conclusão
Vender seu notebook usado por um bom preço não é tarefa fácil, principalmente porque os produtos perdem grande parte do seu valor após serem utilizados por outra pessoa. Porém é possível obter um bom montante ao vender seu laptop se ele tiver uma boa configuração.
O mais importante é agir com honestidade e descrever todas as características do produto de forma fidedigna ao fazer o anúncio. Você deve, também, informar sobre possíveis defeitos e problemas de funcionamento que estejam afetando o aparelho.
Ter paciência é importante para que consiga vender seu notebook usado por um preço melhor, porém nem sempre temos tempo de receber e avaliar todas as ofertas.