Substituir o HD por um SSD no notebook é um procedimento relativamente simples, mas será que realmente vale a pena fazer esta troca? Você poderá ver a resposta a seguir.
Características do HD
O HD ou HDD, também chamado no Brasil de disco rígido, é uma tecnologia criada em 1954 e reinou por muito tempo como componente de armazenamento mais popular nos computadores e notebooks em todo o mundo.
Este hardware é composto por um disco circular, normalmente feito de vidro, cerâmica ou alumínio, um motor que gira este disco e uma agulha que faz a leitura e a gravação dos dados utilizando processos magnéticos.
Por possuir partes móveis, o HD pode ter problemas com trepidações e poeira.
Características do SSD
O SSD foi introduzido no mercado em 1991 e por muito tempo foi caro demais para que sequer pensássemos em usá-lo em nossos computadores, porém ele vem tendo cada dia mais espaço e se tornou um substituto natural para o HD.
Este hardware é composto por circuitos integrados utilizados para armazenar dados de forma persistente. Um controlador incluso no componente é o responsável pelo gerenciamento dos dados ali contidos.
Por não possuir partes móveis, o SSD apresenta boa capacidade de suportar trepidações e não sofre com poeira.
Vale a pena substituir HD por SSD no notebook?
Sim, vale a pena trocar o HD do notebook por um SSD. Esta conclusão é válida independente da marca do aparelho, por isso a substituição é vantajosa para notebooks de marcas como Samsung, Acer, Asus, Lenovo, LG e Dell.
A maioria dos aparelhos possui interface SATA e PCIe atualmente, sendo necessário verificar as configurações da placa-mãe do aparelho para ver quais opções ela aceita.
Vantagens de trocar o HD por um SSD
- Seu computador ou notebook ligará mais rápido.
- O aparelho gastará menos energia.
- Carregará programas mais rapidamente.
- Diminuirá os ruídos quando estiver sendo utilizado.
- Ficará menos propício a falhas mecânicas.
- O notebook ou computador ficará ligeiramente mais leve.
- O aparelho esquentará menos se o componente for de qualidade.
- Permitirá executar várias tarefas ao mesmo tempo sem travamentos.
Desvantagens de trocar o HD por um SSD
Atualmente as desvantagens de se fazer esta troca diminuíram significativamente, principalmente devido aos preços dos dois componentes estarem mais próximos que nunca.
Além disso, vale ressaltar que algumas versões de SSD tendem a ter vida útil menor que os HDs em situações normais de uso, pois permitem um menor número de gravações. Porém a tecnologia evoluiu muito e, atualmente, esta diferença é insignificante na hora de escolher a melhor opção para você.
Conclusão
Vale a pena trocar o HD do notebook ou computador por um SSD na atualidade e isso se deve, principalmente, ao fato dos preços dos dois componentes estarem quase que equivalentes. Entretanto você deve escolher uma boa marca na hora da compra, afinal poderá ter problemas caso leve em consideração apenas o preço do produto.
A principal vantagem de substituir o HD por um SSD é o ganho de eficiência, especialmente na inicialização mais rápida do sistema operacional. Porém é possível ver, também, melhorias significativas na redução de ruídos, na economia de energia e na refrigeração dos componentes internos.