O Windows Media Player é um software clássico da Microsoft e seu download pode ser feito facilmente no Windows 10.
O que é o Windows Media Player?
Windows Media Player ou, de forma abreviada, WMP é o executor de mídia disponibilizado gratuitamente pela Microsoft principalmente para os usuários do sistema operacional da empresa. O aplicativo foi lançado em 25 de Junho de 1998 e fornecia suporte para Windows 95 e Windows 98.
Em 17 de Julho de 2000, então, foi lançada a primeira versão para Mac, podendo ser utilizado nos sistemas operacionais Mac OS 7 e Mac OS 8. Mas sua popularidade no sistema operacional da Apple não foi tão grande, por isso desde 2003 não há nenhuma atualização nesta versão.
A versão atual para o SO da Microsoft é a Windows Media Player 12, que fora lançada em 22 de Outubro de 2009, oferecendo suporte para Windows 7, Windows 8.1, Windows 8.1 Pro e Windows 10.
Atualmente não reproduz nativamente mídias contidas em DVDs, pois este tipo de mídia tornou-se obsoleto e caiu em desuso, porém ainda é possível adicionar a função em conjunto com a aplicação adquirindo-a na Microsoft Store.
Para que serve este programa?
O principal objetivo deste software é reproduzir mídias em formatos de áudio e vídeo de vários tipos e formatos, sendo possível ver filmes, séries, desenhos e outros conteúdos através dele.
Além disso, o WMP pode servir com uma biblioteca para encontrar com maior facilidade e executar suas músicas navegando por artista, álbum e gênero, possui a função de gravar arquivos em CDs e DVDs de forma simplificada e torna mais fácil a sincronização e o compartilhamento de mídias digitais.
Por tudo isso, muitas pessoas ainda utilizam a ferramenta até os dias atuais, apesar de existirem outras mais modernas que apresentam funções melhoradas em comparação ao player da Microsoft.
Quais os formatos suportados?
No site oficial da empresa consta que os seguintes formatos são suportados nativamente pelo programa:
- Formatos do Windows Media (.asf, .wma, .wmv, .wm)
- Metarquivos do Windows Media (.asx, .wax, .wvx, .wmx, .wpl)
- Microsoft Digital Video Recording (.dvr-ms)
- Pacote de Download do Windows Media (.wmd)
- Audio Visual Interleave (.avi)
- Moving Pictures Experts Group (.mpg, .mpeg, .m1v, .mp2, .mp3, .mpa, .mpe, .m3u)
- Interface de Instrumento Musical Digital (.mid, .midi, .rmi)
- Audio Interchange File Format (.aif, .aifc, .aiff)
- Sun Microsystems e NeXT (.au, .snd)
- Áudio para Windows (.wav)
- Faixa de Áudio do CD (.cda)
- Indeo Video Technology (.ivf)
- Skins do Windows Media Player (.wmz, .wms)
- Arquivo do QuickTime Movie (.mov)
- Arquivo de Áudio MP4 (.m4a)
- Arquivo de vídeo MP4 (.mp4, .m4v, .mp4v, .3g2, .3gp2, .3gp, .3gpp)
- Arquivo de áudio do Windows (.aac, .adt, .adts)
- Arquivo de vídeo MPEG-2 (.m2ts)
- Free Lossless Audio Codec (.flac)
Além disso, a Microsoft nos informa que os demais formatos podem ser suportados com a instalação dos codecs referentes a eles no Windows, potencializando a capacidade da ferramenta gratuita.
Onde fazer o download do Windows Media Player?
Normalmente a aplicação já vem instalada nas versões do sistema operacional da Microsoft quando esta oferece suporte. Porém podem ocorrer casos do player ter sido excluído ou de não estar instalado por padrão (esta segunda opção ocorre apenas no Windows 10).
Caso ainda não esteja instalado, o download do Windows Media Player pode ser feito diretamente por meio do próprio sistema operacional ou fazendo o download em sites alternativos.
Windows 10
- Clique no botão “Iniciar ” na Barra de Tarefas;
- Vá à opção “Configurações“
- Clique em “Aplicativos“;
- Selecione a opção “Aplicativos e recursos” no canto esquerdo da tela;
- Clique em “Recursos opcionais“;
- Clique em “Adicionar um recurso“;
- Digite “Windows Media Player” no campo de pesquisa;
- Marque a caixa na frente do recurso;
- Clique em “Instalar“.
Demais versões
Nas demais versões do sistema operacional, entretanto, o programa sempre vem instalado por padrão, porém é possível fazer o download para a instalação se não estiver instalado em sites como softonic (acesse aqui) e uptodown (acesse aqui).
Outra opção é tentar ativá-lo usando a página “Ativar ou desativar recursos do Windows” da versão utilizada, sendo que isto é possível desde o Windows 7.
Quais são os substitutos para o Windows Media Player?
O Windows Media Player ainda é bem popular e visto como um programa clássico, porém ferramentas mais modernas têm ganhado cada dia mais espaço e hoje já competem em pé de igualdade com este software da Microsoft.
Alguns exemplos disso são:
- VLC Media Player
- Winamp
- Media Player Classic
- RealPlayer
- BSPlayer
- Foobar2000
- Kodi
- PotPlayer
- GOM Player
Estes são somente alguns exemplos dos mais populares, entretanto esta lista pode lhe ajudar a escolher uma boa alternativa para o Windows Media Player caso não queira mais usá-lo.
Conclusão
O Windows Media Player é o clássico programa responsável por executar mídias nos sistemas operacionais da Microsoft e seu download pode ser feito diretamente através das configurações do Windows.
Atualmente, porém, existem opções mais modernas que foram lançadas para concorrer com o WMP, como VLC Media Player, Winamp, Media Player Classic, RealPlayer, BSPlayer e Foobar2000. Por isso sugerimos que teste algumas outras opções, principalmente se utilizar uma versão do Windows que não possua suporte do Windows Media Player atualmente.