Aplicativo é um software de computador projetado para oferecer funcionalidades adicionais para um dispositivo.
O que é um aplicativo?
Aplicativo, app(do inglês application) ou aplicação é o nome dado a um software de computador que oferece funcionalidades para que um dispositivo possa executar determinadas tarefas necessárias ao usuário.
O termo originalmente pode se referir a softwares utilizados em um computador, tablet, smartphone ou outros dispositivos eletrônicos, porém atualmente é mais usado para indicar aplicações desenvolvidas para dispositivos móveis.
Nos smartphones o mais comum é que os usuários façam download diretamente pela loja oficial de cada aparelho, sendo Google Play Store para Android e App Store para iOS(dispositivos da Apple), porém também é possível fazer o download e a instalação forma direta por meio do site que disponibiliza determinado aplicativo.
Para que serve um app?
Um aplicativo ou app serve, basicamente, para que as pessoas possam adicionar funcionalidades aos seus aparelhos, como editores de fotos, redes sociais, Internet Banking, serviços de e-mail e jogos(como Free Fire e League of Legends: Wild Rift), e, com isso, melhorar a produtividade ou interatividade com o aparelho.
O melhor de tudo é que cada pessoa pode fazer sua escolha de forma personalizada e utilizar os aplicativos que quiser, por isso eles são muitos importantes no atual cenário tecnológico e a tendência é que passem a ser cada dia mais usados.
Exemplos de aplicativos populares
- Facebook: rede social pertencente à empresa Meta que atualmente é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo e por onde as pessoas pode postar coisas do seu cotidiano, como fotos e textos, e interagir com os demais usuários da plataforma.
- Facebook Messenger: aplicativo de mensagem instantânea vinculado ao Facebook por onde é possível conversar por meio de mensagens diretas com amigos, páginas e desconhecidos.
- WhatsApp: aplicação de mensagens instantâneas e chamadas de voz pertencente à empresa Meta.
- Internet Banking: cada banco oferece um app individual para que as pessoas possam acessar suas contas, fazer transações e ver informações importantes.
- TikTok: rede social chinesa muito popular atualmente que possui como carro chefe o compartilhamento de vídeos curtos.
- Telegram: mensageiro instantâneo russo que funciona de forma semelhante ao WhatsApp, porém fornece maior privacidade e mais funcionalidades, embora seja menos popular.
- Instagram: rede social pertencente à empresa Meta cujo carro chefe é o compartilhamento de imagens e vídeos.
- iFood: aplicativo brasileiro de delivery de comida pela internet por onde é possível fazer a compra de vários gêneros alimentícios.
- Uber: app norte-americano por meio do qual é possível contratar serviços de transporte de forma relativamente barata e simples por meio do smartphone.
Conclusão
Um aplicativo ou app pode ajudar as pessoas a serem mais produtivas e fazer com que o smartphone se torne ainda mais útil. O comum é que o termo seja utilizado para indicar apenas aplicações para dispositivos móveis, embora possa ser utilizado para indicar uma parte de softwares que podem ser instalados em computadores.
Existem vários exemplos de aplicativos populares, como Uber, Facebook, WhatsApp e iFood, e normalmente pode-se fazer o download de forma segura da maioria deles por meio da loja oficial do próprio aparelho, com Google Play Store a para Android e App Store para iOS(dispositivos da Apple).