10 Dicas Comprovadas para deixar um Notebook Antigo mais Rápido

Existem várias formas de fazer com que um notebook antigo fique mais rápido, mas algumas delas são mais efetivas que outras. Aqui você verá nossa lista com 10 dicas comprovadas para deixar seu notebook velho voando de novo!


Como Deixar um Notebook Antigo mais Rápido

Por que um notebook antigo fica lento?

Um notebook antigo normalmente apresenta problemas de desempenho relacionados às configurações de software ou devido ao hardware obsoleto que possui.

Também é possível que as peças se desgastem com o uso e com o calor, principalmente se forem usadas no limite, perdendo sua eficiência.

Porém é possível modificar configurações e fazer a substituição de algumas peças para acelerar o aparelho, embora não seja possível deixá-lo rápido como um novo.

Várias dessas ações para deixar um notebook velho mais rápido podem ser feitas por você, porém algumas delas necessitam de mais conhecimento e recomendamos que sejam feitas por um técnico.

A seguir você verá 10 dicas efetivas de como fazer um notebook antigo ficar mais rápido, então leia por completo e aplique as ações para melhorar o desempenho do seu aparelho.

10 Dicas para Fazer um Notebook Antigo ficar mais Rápido

Acelerar um notebook antigo é uma tarefa que exige paciência, pois existem várias coisas que podem ser feitas para tentar melhorar o desempenho da máquina.

Aqui abordaremos algumas das ações mais efetivas que podem ser feitas por você sem maiores problemas.

1. Atualize todos os drivers

Os drivers são pequenos softwares que fazem a conexão entre o hardware e o sistema operacional para que tudo funcione corretamente. Quando eles estão desatualizados, podem fazer com que o aparelho perca desempenho ou não funcione como esperado.

Para atualizar os drivers, então, você pode usar o Windows Update para verificar se existem atualizações, fazer o download dos novos drivers diretamente no site do fabricante ou usar um gerenciador de drivers, como o Driver Booster.

2. Ajuste a aparência e desempenho do Windows

Use a caixa de pesquisa na barra de tarefas do Windows para pesquisar por “Ajustar a aparência e o desempenho do Windows” e clique nesta opção para abri-la.

Se precisa de maior desempenho e não liga muito para a aparência, marque a caixa “Ajustar para obter um melhor desempenho“, clique em “Aplicar” e, posteriormente, clique em “OK“.

Isso fará com que o visual do sistema operacional fique menos atrativo, porém melhorará o desempenho do aparelho de forma considerável.

3. Desinstale programas que não usa mais

Pesquise por “Adicionar ou remover programas” por meio da caixa de pesquisa na barra de tarefas e clique nesta opção para abri-la.

Aqui você verá a lista de programas que estão instalados no notebook e, ao clicar em cima do nome de cada um, poderá clicar na opção “Desinstalar” para remover aqueles que não usa mais.

Uma opção alternativa é usar um programa desinstalador, como CCleaner e Revo Uninstaller, para fazer o processo de forma mais rápida.

4. Desabilite a execução de programas na inicialização

Alguns dos vilões que impedem um notebook antigo de ligar rápido e afetam seu desempenho são os programas que inicializam junto com o sistema operacional.

Neste ponto, faz sentido deixar que apenas softwares essenciais sejam iniciados automaticamente quando o aparelho for ligado, como programas de controle de áudio e de segurança.

Para ver quais programas inicializam junto com o sistema operacional no Windows, então, basta que você clique com o botão direito na barra de tarefas, clique em “Gerenciador de Tarefas” e acesse a aba “Inicializar“.

Aqui verá todos os programas que são ativados automaticamente quando você liga o notebook e poderá desabilitar as opções que não são cruciais clicando sobre o nome de cada um deles.

5. Faça a desfragmentação do disco

Desfragmentar o disco no Windows é uma tarefa simples e o próprio sistema operacional fornece uma ferramenta para isso.

Para fazê-lo basta pesquisar por “Desfragmentar e Otimizar Unidades” na caixa de pesquisa da barra de tarefas, clicar na opção correspondente, selecionar o disco desejado, clicar em “Analisar” e, posteriormente, clicar em “Otimizar“.

Ao executar esta ação, os dados ficarão melhor alocados no HD ou SSD e isso poderá melhorar significativamente a velocidade do aparelho se o disco estiver muito fragmentado antes do procedimento.

6. Limpe o disco

Pesquise por “Limpeza de Disco” na caixa de pesquisa da barra de tarefas, clique na opção correspondente, selecione o disco desejado(se houver a opção), marque as opções que deseja limpar e clique em “Limpar arquivos do sistema“.

Se você nunca fez isso, provavelmente existem muitos arquivos que precisam ser descartados e que podem estar causando problemas de lentidão no seu aparelho por ocuparem muito espaço.

7. Procure por vírus e spywares

Vírus, spywares e outros tipos de malware podem estar comprometendo o desempenho do seu aparelho.

Para procurar por ameaças você pode usar a “Proteção contra vírus e ameaças” do próprio Windows, um antivírus(Avast, Avira, AVG, etc.) ou uma ferramenta eficiente de remoção de malwares(como MalwareBytes).

Isso pode fazer seu notebook antigo funcionar de maneira mais adequada e, também, melhorar sua segurança ao usar o aparelho.

8. Instale um sistema operacional mais leve

Instalar um sistema operacional mais leve em um notebook antigo é uma das melhores alternativas para melhorar a velocidade do aparelho.

Neste sentido, você pode optar por alguma distribuição Linux, como Mint, Lubuntu, Linux Lite, Puppy Linux, MX Linux e Devuan Linux.

Caso queira permanecer no Windows, existe a opção de instalar versões Tiny criadas por desenvolvedores independentes. Atualmente estão disponíveis o Tiny 10 e o Tiny 11, que são versões modificadas do Windows 10 e Windows 11, respectivamente, para serem usadas em aparelhos antigos.

9. Coloque um SSD

Os modelos de notebook mais novos já estão vindo com SSD instalado de fábrica, porém os mais antigos ainda utilizam disco rígido.

Para você ter uma ideia, um SSD básico pode ser de duas a quatro vezes mais rápido que um HD convencional. Isso causa um grande impacto, principalmente no tempo que o aparelho leva para ligar e carregar o sistema operacional.

Caso não queira gastar muito dinheiro com isso, pode comprar um SSD da China no AliExpress, onde é possível pagar menos de R$ 200,00 por 1 TB de armazenamento, sendo equivalente ao preço de um HD de igual capacidade no Brasil atualmente.

10. Coloque mais memória RAM

A memória RAM é onde ficam salvos os dados que estão sendo usados no momento para que possam ser acessados rapidamente pela CPU.

Quando a quantidade deste tipo de armazenamento não é suficiente para os processos que estão sendo executados, o aparelho tende a ficar muito mais lento, pois precisa utilizar o HD ou o SSD para carregar os dados.

Então, acrescentar mais memória RAM ao notebook velho é uma forma de melhorar seu desempenho, mas, claro, é preciso que a placa-mãe suporte este upgrade e que analise a compatibilidade com as opções disponíveis no mercado.

Dicas adicionais

Além das dicas anteriores, você ainda pode executar outras ações para melhorar o desempenho do seu notebook usado e aumentar sua velocidade. Veja a lista abaixo:

  • Fazer uma limpeza interna dos componentes de hardware.
  • Promover a troca da pasta térmica.
  • Trocar o processador por um melhor que seja compatível com placa-mãe.
  • Mudar o modo de energia para obter melhor performance.
  • Usar o solucionador de problemas do Windows.
  • Desativar a indexação de pesquisa do Windows.
  • Excluir arquivos grandes que você não usa e estejam armazenados no notebook.
  • Armazenar seus arquivos em nuvem(Google Drive, OneDrive, etc.).
  • Limpar a lixeira e a pasta de downloads.
  • Remover extensões inúteis do navegador.
  • Formatar o aparelho.
  • Restaurar o sistema para uma data anterior.

A execução de todos estes procedimentos pode ser feita por você, porém recomendamos que alguns deles sejam feitos por um técnico.

Ações como trocar o HD por um SSD, limpar os componentes internos, trocar a pasta térmica e instalar mais memória RAM, por exemplo, requerem um certo grau de experiência para serem executadas, embora você possa por conta própria fazê-las de forma correta.

Conclusão

Para deixar um notebook antigo mais rápido é necessário dar atenção ao software e ao hardware do aparelho, porém é preciso ter em mente nada fará com que este tenha o desempenho igual ao de uma máquina nova.

Algumas ações para melhorar o desempenho do aparelho são simples e você pode executar por conta própria, como atualizar os drivers e limpar o disco, porém outras devem ser executadas por um técnico ou por alguém que possua mais conhecimento.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.