Novo recurso do WhatsApp permite o envio de imagens e vídeos que desaparecem da conversa depois de serem visualizados uma única vez.
Vídeos e fotos de visualização única no WhatsApp
O WhatsApp comunicou na última terça-feira(03/08/2021) por meio do seu blog(acesse aqui) que, agora, permite o envio de arquivos em formato de vídeo ou imagem que somem da conversa após serem visualizados pela pessoa que recebeu estes.
No artigo fornecido pela equipe do App é informado, ainda, que o recurso foi criado para auxiliar pessoas no envio de arquivos temporários ou confidenciais, economizando espaço gasto desnecessariamente ou melhorando a privacidade dos usuários na troca de mensagens.
Esses arquivos de visualização única serão sinalizados com a numeração “1”, para indicar que o conteúdo pode ser visto apenas uma única vez. Além disso, a frase “Mensagem aberta” substituirá “Foto” ou “Vídeo” para indicar que o arquivo de mídia foi visualizado como forma de evitar dúvidas sobre o conteúdo.
Com isso, o arquivo não ficará armazenado na galeria do destinatário, não será possível salvar, encaminhar, compartilhar ou favoritar e será disponibilizado por, no máximo, 14 dias sem ser visualizado.
Segundo o WhatsApp, esta ferramenta será liberada de forma gradual e atingirá todos os utilizadores. Mas é necessário possuir a versão atual do mensageiro para que a funcionalidade seja disponibilizada.
Cuidado com sua privacidade ao enviar arquivos
A pessoa que recebeu pode tirar um print do arquivo temporário e o WhatsApp não avisará isso para quem enviou. Também é possível que o destinatário utilize outro celular para tirar uma foto ou gravar um vídeo antes que o arquivo de mídia desapareça.
Então o seu arquivo pode ser compartilhado por meio de um print, de uma foto ou de uma gravação, mesmo que se autodestrua após ser visto.
Por isso é importante pensar duas vezes antes de enviar um conteúdo que seja realmente confidencial através do aplicativo e ter cuidado para que sua privacidade não seja comprometida.