O que são dispositivos de entrada e saída?

Dispositivos de entrada e saída são necessários para que possamos fazer solicitações a um computador e termos respostas a elas.


O que são dispositivos de entrada e saída

O que são dispositivos de entrada?

Dispositivos de entrada são os componentes de hardware que permitem a inserção de dados e comandos para que estes sejam processados pelo computador, sendo capazes de captar e enviar informações fornecidas pelo usuário para que a máquina possa executar as tarefas.

Portanto, é por meio deles que o usuário fornecerá as ordens a serem executadas por um computador para que possa, posteriormente, obter os resultados deste processamento.

Exemplos de dispositivos de entrada

Exemplos de dispositivos de entrada
  • Mouse: permite a interação por meio do cursor e das teclas.
  • Teclado: usado na digitação de palavras, números e comandos.
  • Webcam: utilizada para a inserção de vídeos e imagens.
  • Scanner: permite a inserção de cópias de documentos e imagens.

O que são dispositivos de saída?

Dispositivos de saída são os responsáveis por exibir os resultados do processamento após a inserção dos dados ou comandos pelo usuário.

Portanto são estes componentes de hardware os responsáveis por transformar os dados que estão no computador em algo que possamos identificar com nossos sentidos.

Exemplos de dispositivos de saída

Exemplos de dispositivos de saída
  • Monitor: exibe resultados visuais após o processamento dos dados ou comandos inseridos.
  • Impressora: permite exibir resultados visuais impressos.
  • Caixa de som: emite sons de acordo com o que ocorre no computador.
  • Projetor de vídeo: permite a projeção de vídeo em uma superfície.

Dispositivos de entrada e saída

Existem dispositivos que são de de entrada e saída ao mesmo tempo e, por isso, são capazes de enviar dados e comandos para o computador ao mesmo tempo que exibem informações para o utilizador da ferramenta ou para serem usadas em outros dispositivos.

Exemplos de dispositivos mistos

  • Monitor touch screen: permite que o usuário veja as informações e, também, interaja com os objetos na tela(como em um smartphone).
  • Pen drive: pode receber e fornecer arquivos para um computador.
  • Modem: permite a comunicação com uma rede de computadores por meio do envio e recebimento de dados por parte da máquina.
  • Disco rígido: possui a capacidade de armazenar arquivos e fornecer comandos e dados para que um computador possa funcionar.
  • Joystick vibratório: permite que o usuário controle certos aspectos, especialmente em jogos, e externa estímulos vibratórios de acordo com a interação com o processador.
  • Headset: possibilita que o utilizador possa ouvir sons fornecidos pelo computador e faça a inserção de áudios ao mesmo tempo.

Conclusão

A diferença é que os dispositivos de entrada, como teclado e mouse, servem para que possamos passar dados, comandos e informações para o computador e os dispositivos de saída, como monitor e impressora, servem para vermos os dados e informações após serem processados pelo PC.

Existem também os dispositivos mistos, que servem tanto para a entrada quanto para a saída de informações. Alguns exemplos disso são o headset, disco rígido, pen drive e monitor toutch screen.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.