Saber o que é um HD Externo pode lhe ajudar a avaliar qual a real necessidade de se comprar este componente de hardware para utilizar em um PC ou notebook.
O que é um HD externo?
HD externo, disco rígido externo ou HD portátil é um componente de hardware utilizado no armazenamento de arquivos e funciona da mesma forma que um HD interno(que está presente no interior do gabinete de um computador), porém não é um componente fixo e pode ser conectado ao PC por meio de uma porta USB, FireWire, eSATA ou conexão sem fio. Apresenta discos móveis e um braço para leitura e gravação, sendo muito suscetível a falhas mecânicas por queda e poeira.
Isso faz com que ele seja útil em muitas ocasiões e permite expandir a memória de armazenamento não-volátil que se possui em em equipamento, além de permitir o transporte dos arquivos de forma prática.
Para que serve um HD externo?
Um HD externo serve, basicamente, para se fazer o armazenamento de arquivos com diversas finalidades e cabe a cada utilizador identificar sua real necessidade antes de comprar este tipo de hardware. Alguns dos motivos mais comuns que levam as pessoas a comprarem um HD externo são:
- Fazer backup dos arquivos do computador.
- Armazenar imagens, vídeos e áudios que não cabem na memória interna.
- Armazenar arquivos que precisam ser transportados para que possam ser usados em outra máquina.
- Expandir a memória de armazenamento disponível.
- Organizar melhor as pastas do computador.
- Salvar arquivos do trabalho que precisam ser utilizados em mais de uma máquina.
- Possuir programas instalados e permitir o compartilhamento de rede.
Por isso um disco rígido externo pode ser uma excelente opção para quem deseja obter uma grande capacidade de armazenamento extra sem ter de gastar muito por isso, embora seja mais caro e menos portátil que um simples pen drive.
Vantagens e desvantagens de um HD externo
Vantagens
Principais vantagens:
- Possui grande capacidade de armazenamento
- Preço mais acessível quando comparado com um SSD externo
- Pode ser transportado facilmente para qualquer lugar, embora seja menos prático que um pen drive
- Conecta-se em quase todos os computadores
- Simples de ser utilizado
- Fácil de ser comprado
- Possui vida útil longa(cerca de 10 anos)
Desvantagens
Principais desvantagens:
- Mais lento que um SSD externo
- Maior e menos portátil que um pen drive
- Possui um grande grau de fragilidade
Como escolher a melhor opção para comprar?
A primeira coisa que precisa ser analisada é o tipo de conexão que é compatível com os computadores nos quais o HD externo será utilizado. Na maioria dos casos opta-se por aqueles que possuem conexão via USB, pois é a mais utilizada e quase todos os computadores e notebooks possuem uma porta USB atualmente, porém é preciso analisar se sua máquina tem esta entrada e, caso não tenha, deverá avaliar outro tipo de solução.
Deve-se analisar para qual propósito o componente de hardware será utilizado e, com base nisso, escolher aquele que possui o espaço de armazenamento ideal. Não existe a necessidade de comprar a opção com maior espaço e pagar mais caro se não for realmente preciso. Da mesma forma não convém comprar um com menos espaço e que não atenda ao propósito para o qual fora adquirido.
A compatibilidade com o sistema operacional no qual ele será usado também é uma questão a se levar em consideração. Mas, na maioria dos casos, a compatibilidade não é um problema para quem usa exclusivamente o mesmo sistema operacional em todas as máquinas nas quais o HD portátil será usado.
O tamanho e o peso são dois fatores que também podem ser determinantes, porque o objetivo pode ser comprar um HD externo para transportar os arquivos para onde desejar e, se ele for muito grande e pesado, pode não ser uma boa opção. Neste caso pode ser preferível a compra de um pen drive, que é menor e mais leve.
A velocidade de transferência, medida em RPM, é outro fator que pode ser levado em consideração na hora da compra. Alguns oferecem conexão USB 3.0, que é mais rápida que a USB 2.0, porém o dispositivo no qual ele será conectado precisa oferecer esta versão da porta. Embora isso seja verdade, caso necessite de muita velocidade, é recomendável a compra de um SSD externo.
Funcionalidades extras também podem ser consideradas na hora de escolher a melhor opção na hora da compra, como garantia estendida, capacidade de conexão ao WiFi e a possibilidade de criptografia de software e hardware.
Conclusão
Um HD externo é um componente de hardware utilizado para o armazenamento de arquivos dos mais variados tipos e se conecta a um PC, normalmente, por meio de uma porta USB. Na hora da compra, por sua vez, é necessário avaliar a real necessidade para escolher a melhor opção, pois existem várias capacidades de armazenamento, como 250GB, 500GB, 1TB, 2TB, 3TB e 4TB, além de serem oferecidos por várias marcas diferentes, como Samsung, Seagate e Toshiba.
Outra coisa que precisa ser levada em consideração na escolha de um HD externo é se um pen drive não atende melhor as necessidades ou se não seria melhor comprar um SSD externo que possui maior velocidade de leitura e gravação, mas custa mais caro. Tudo isso dependerá de uma análise individual, mas esperamos que este artigo tenha ajudado para esclarecer suas dúvidas sobre este tipo de hardware.