Como criar um link para WhatsApp?

Fazer ou criar um link do Whatsapp grátis em 2022, com mensagem e personalizado, é uma tarefa bem simples e é possível compartilhá-lo nas redes sociais.


Criar link WhatsApp

O passo a passo para se fazer isso é bem simples e utilizará a URL encurtada da própria plataforma para gerar um link para o WhatsApp. Após isso ainda é possível utilizar um encurtador de links, como Bitly, Bityli ou Abre.ai, para deixar o link ainda mais curto de forma bem rápida.

Sem mensagem

Para usar a opção de conversa com um clique sem mensagem basta adicionar à URL https://wa.me/ o código do país, DDD sem 0 e número de telefone completo. Além disso, deve-se utilizar somente números e não usar espaços.

Exemplo:

Telefone: +55 (11) 99999 9999URL: https://wa.me/5511999999999

Após fazer este procedimento, basta copiar a URL https://wa.me/5511999999999 e divulgar nas redes sociais ou em qualquer outro lugar que desejar.

Com mensagem

Aqui o processo é um pouco mais complexo, pois é necessário digitar mais coisas para poder criar o link para WhatsApp. Para criar a URL com o envio de mensagem deve-se obedecer a seguinte estrutura: https://wa.me/númerodetelefonenowhatsapp?text=textodamensagempronta. Além disso, é preciso usar “%20” no lugar do espaço entre as palavras, pois não é possível usar espaçamento diretamente na barra de endereços do navegador.

Exemplo:

  • Telefone: +55 (11) 99999 9999
  • Mensagem: Quero que você seja feliz!
  • URL: https://wa.me/5511999999999?text=Quero%20que%20você%20seja%20feliz!

Agora, então, basta copiar a URL criada https://wa.me/5531999999999?text=Quero%20que%20você%20seja%20feliz! e divulgar da forma que desejar.

Também é possível utilizar esta funcionalidade para criar uma mensagem personalizada para enviar para vários números.

Neste caso é necessário utilizar a URL com a seguinte estrutura:  https://wa.me/?text=textodamensagempronta(lembrando que é necessário substituir o espaço entre as palavras por %20) e escolher o contato para qual deseja enviar a mensagem sempre que abrir o link.

Fazer link do WhatsApp

O passo a passo utilizando um gerador de link para WhatsApp é bem mais simples, porém, no caso da ferramenta do exemplo, não será gerado com o link curto wa.me. Confira o tutorial a seguir:

  1. Acesse o site do Convertte: www.convertte.com.br/gerador-link-whatsapp/;
  2. Digite o número do celular(somente o DDD e o número sem espaços e apenas com números, sendo válido apenas para o Brasil) e a mensagem desejada(opcional);
  3. Clique no botão verde escrito “GERAR LINK”;
  4. Copie o link criado e compartilhe da forma que desejar.

Além disso, orientamos que teste a URL criada para ver se está tudo correto e se direcionará para o número de WhatsApp desejado.

Existem vários outros sites que oferecem este serviço, como o join.chat, www.whatso.net, invertexto.com e canmore.com.br, por isso sugerimos que teste as várias opções disponíveis para encontrar a melhor para você.

Onde posso compartilhar a URL criada?

Após criar o link para o WhatsApp na web é preciso saber onde compartilhá-lo e a boa notícia é que ele pode ser usado de diversas formas, como:

  • Em redes sociais: redes sociais como Facebook, Instagram, Telegram, WhatsApp, Twitter e TikTok, permitem o compartilhamento de links dentro das limitações de cada uma das plataformas.
  • No site próprio: a URL do WhatsApp pode ser compartilhada por meio do site pessoal ou empresarial, para isso somente é necessário adicioná-la para que abra com um clique em uma imagem ou em um link.
  • Em listas de links: é comum que pessoas e empresas utilizem um serviço por onde possam compartilhar todas suas URLs de modo unificado e o link do WhatsApp pode ser incluído nestas ferramentas. Por isso é possível colocá-lo em ferramentas como Linktree, Shorby e Lastlink Bio.

Então, depois de criar um link do WhatsApp grátis em 2022 com ou sem mensagem, basta compartilhá-lo em qualquer lugar para que as pessoas possam entrar em contato com você ou com sua empresa de forma simplificada com apenas um clique.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.