Como consultar o número do NIS pela internet?

Consultar o número do NIS 2022 pela internet usando o CPF ou nome é uma coisa que pode ser feita de diversas formas.


Como consultar NIS

O que é NIS 2022 e para que serve?

NIS significa “Número de Identificação Social” e é uma numeração com onze dígitos atribuída a cada um dos cidadãos brasileiros. O número do NIS é fornecido pela Caixa Econômica Federal e serve para identificar os indivíduos para que estes possam receber benefícios sociais, como Auxílio Brasil(antigo Bolsa Família) e ID Jovem.

PIS/PASEP e NIT representam outros nomes que o número do NIS assume, porém nestes dois casos eles possuem objetivos diferentes. No primeiro ele é usado para a concessão de benefícios trabalhistas, como Seguro-Desemprego e FGTS, e no segundo ele é usado para a concessão de benefícios previdenciários, como aposentadorias e auxílios.

Como consultar o número do NIS pela internet?

A consulta pode ser feita de formas distintas e cada uma delas possui suas peculiaridades.

Formas de consultar NIS online:

Meu CadÚnico

consultar nis pelo nome meucadunico

Quem deseja consultar o número do NIS Caixa pelo nome pode acessar o Portal Meu CadÚnico. Através dele é possível ver se uma família está inscrita no Cadastro Único e descobrir a informação desejada.

Para usá-lo basta acessar o site meucadunico.cidadania.gov.br e fornecer as informações necessárias para a consulta, sendo elas:

  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • nome da mãe;
  • estado de cadastro; e
  • município de cadastro.

Também será preciso provar que não é um robô resolvendo o reCAPTCHA.

Através deste método será possível saber o número do NIS de todos da família, inclusive do filho(a) ou dos filhos(as) que estiverem cadastrados. Por isso é a principal ferramenta para quem deseja descobrir esta informação pela internet utilizando o nome e a data de nascimento.

O portal também possui aplicativo para Android e para iOS, bastando pesquisar por ele na loja do Smartphone para que possa baixar, instalar e fazer a pesquisa pela informação com mais praticidade.

Mais informações sobre como usar o portal são disponibilizadas por meio do manual em PDF fornecido pelo Meu CadÚnico que pode ser acessado na página inicial.

Meu INSS

O Meu INSS, como o próprio nome já indica, é um portal fornecido pela autarquia para que o usuário possa conferir suas informações previdenciárias. Por meio dele é possível descobrir o número do NIS pelo CPF fazendo cadastro diretamente no site, sendo que, neste caso, ele é chamado de NIT(Número de Inscrição do Trabalhador).

Para ver o NIS, após o cadastro, basta que se acesse o site oficial meu.inss.gov.br, faça o login com o CPF e senha e acesse a aba “Meu Cadastro“. Assim poderá ver várias informações sobre o cadastro na Previdência Social, incluindo o número NIT, que é o mesmo que o NIS.

Existe também o aplicativo disponível para Android e para iOS para que esta consulta possa ser feita por meio de um celular com acesso à internet. Basta pesquisar por “Meu INSS” na loja do aparelho para baixar, instalar o app e fazer a pesquisa de forma simples.

Extrato FGTS

Este é um serviço da Caixa Econômica Federal que permite ver as movimentações das contas e, por meio do Extrato FGTS, é possível descobrir o número do PIS/PASEP, que, como dito anteriormente, é o mesmo do NIS, porém com propósitos distintos.

Para fazer a consulta do meu NIS usando este método deve-se acessar o site da Caixa, fazer o cadastro e o login com as informações cadastradas. Além disso, é possível realizar os procedimentos usando o aplicativo para Android e para iOS.

Como descobrir número do NIS presencialmente?

Consultar o número do NIS presencialmente é uma tarefa menos complicada que usando as opções online, porém pode ser necessário deslocar-se para buscar pelas informações. O NIS pode ser visto de diversas formas, como:

  • com a gestão municipal do Cadastro Único e Auxílio Brasil(antigo Bolsa Família);
  • em algumas versões da carteira de Identidade;
  • no Cartão do Cidadão;
  • na Carteira de Trabalho nova; e
  • na Carteira de Trabalho antiga por meio de um cartão anexado.

Orientamos que procure o CRAS mais próximo da sua residência se deseja consultar o número do NIS pela internet para recorrer a algum benefício social. Neste órgão eles poderão lhe orientar melhor sobre o NIS e, também, sobre o benefício desejado, para que esteja bem informado e não tenha problemas.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.