Notebook Recondicionado pode ser uma opção para quem não quer gastar muito dinheiro com a compra do eletrônico, mas é preciso tomar alguns cuidados na hora da compra.
O que é Notebook Recondicionado?
Notebook recondicionado, também chamado de remanufaturado ou refurbished, é o nome dado ao o notebook usado ou novo que precisou ser enviado novamente à fábrica ou levado à assistência técnica por parte da empresa para a correção de problemas.
O problema ocorrido para que o aparelho seja devolvido pode variar, bem como a solução deste, podendo haver a troca de peças danificadas, mudanças na configuração da máquina ou correção de falhas de outras maneiras.
Por ser recondicionado, notebooks que tiveram de retornar ao fabricante ou para a loja tendem a ser vendidos a preços bem inferiores dos convencionais, mas o consumidor deve estar atento na hora da compra para não adquirir um produto que apresentará defeito novamente em breve.
Vantagens e desvantagens
Vantagens
Principais vantagens:
- Bem mais barato
- Apresenta garantia da fábrica
- Normalmente apresenta o mesmo desempenho de um novo
Desvantagens
Principais desvantagens:
- Já deu defeito anteriormente
- O reparo pode não ser suficiente
- Pode ser um produto já usado
- Novas peças podem ter qualidade inferior às originais
- Poucos modelos disponíveis
Vale a pena comprar um Notebook Recondicionado?
Sim, vale a pena. Porém é preciso prestar atenção em algumas coisas na hora da compra, porque, caso contrário, poderá estar comprando um notebook que dará problemas no futuro próximo e prejuízo.
Veja o que observar na hora da compra:
Garantia do produto
Esta é a parte que você deve prestar mais atenção, pois a compra com garantia permitirá que obtenha uma solução gratuita, como a troca ou o reembolso completo, caso o produto der problema durante o período de garantia.
A garantia legal é de 90 dias, porém a empresa pode dar mais dias e, normalmente, estender para um ano ou mais para que o cliente fique mais seguro ao realizar a compra, por isso fique atento.
Saiba a política de devolução
Conheça a política de devolução da loja para saber dos procedimentos necessários para a devolução do produto caso não esteja gostando dele ou se apresentar defeitos.
Muitas vezes, por exemplo, os clientes precisam arcar com o frete na hora de enviar o produto para a loja e isso pode nos aborrecer bastante se não soubermos antes.
Procure saber quem recuperou o produto
Tente descobrir se a recuperação foi feita pelo fabricante original ou por uma assistência técnica, esta segunda pode usar peças inferiores ou usadas para economizar.
Além disso, o fabricante tende a fazer rigorosos testes de qualidade para saber se o notebook recondicionado está apto para ser posto a venda dentro dos padrões da empresa.
Como identificar um Notebook Recondicionado?
Normalmente os aparelhos possuem essa identificação no título ou na legenda do anúncio, por isso é importante ler e prestar atenção em todas as informações fornecidas pelo vendedor.
Alguns fabricantes também podem diferenciar o produto de um que não precisou ser recondicionado com algum sinal como R, RB, asterisco ao lado ou número de série diferenciado. Mas o sinal é bem pequeno e você deve estar atento para que não passe desapercebido.
Outra coisa que você pode fazer é perguntar diretamente ao vendedor ou à loja se o notebook é recondicionado, pois os funcionários da empresa são treinados para isso e poderão sanar todas suas dúvidas acerca do produto.
Conclusão
Notebook recondicionado é o nome dado ao aparelho que apresentou alguma anomalia e precisou retornar para a fábrica ou ser enviado para a assistência técnica ainda novo ou com pouco uso para ser reparado e, após isso, foi colocado à venda.
Comprar um notebook recondicionado vale a pena desde que você preste atenção na garantia, entenda e concorde com a política de devolução da loja e saiba que quem recuperou o produto foi a fabricante original, por isso é preciso ligar ao sinal de alerta na hora de adquirir um produto do tipo.
Você também deve estar atento ao preço, porque normalmente o valor é cerca de 30 a 40% menor que o preço de um notebook novo do mesmo modelo que não apresentou problemas, pagar mais de 70% do valor do produto convencional já não vale tão a pena assim.