O que é mouse de computador?

O mouse de computador é um dos dispositivos de entrada mais utilizados atualmente e é o companheiro quase que inseparável do teclado.


O que é Mouse de Computador

O que é um mouse de computador?

Mouse de computador ou rato de computador é um componente de hardware periférico usado como dispositivo de entrada. Por meio dele é possível fazer a inserção de dados e interagir com as imagens exibidas em um monitor por um sistema operacional com interface gráfica.

O dispositivo foi apresentado pela primeira vez em 9 de dezembro de 1968, por Douglas Engelbart, porém era visto como uma ferramenta inútil inicialmente, pois a maioria dos computadores não possuíam interface gráfica para a interação. Porém isso mudou ao longo do tempo e o mouse passou a ser uma ferramenta essencial em muitos computadores, além de ter acompanhado o desenvolvimento tecnológico.

Para que serve o mouse?

Para que serve o mouse

O mouse apresenta várias funções muito úteis e pode ser utilizado para várias coisas, como:

  • Mover o cursor ou a seta que que fica visível na interface gráfica da tela de um computador.
  • Apontar um objeto na tela.
  • Executar um programa de computador.
  • Abrir um arquivo ou uma pasta.
  • Selecionar textos e elementos.
  • Rolar a tela de um documento ou página da internet para baixo ou para cima.
  • Arrastar e soltar objetos para mudá-los de pasta ou de posicionamento na área de trabalho.
  • Copiar e colar um arquivo ou texto.
  • E muitas outras coisas.

Por tudo isso, o mouse de computador se tornou uma ferramenta muito importante para quem deseja extrair a melhor experiência possível da sua máquina.

Tipos de mouse

Os tipos mais comuns de mouse apresentam dois botões, onde o esquerdo é utilizado para abrir, selecionar e executar tarefas e o direito permite o acesso a funções extras.

Entre os dois botões, na maioria dos casos, existe uma rodinha chamada de Scroll por meio da qual é possível fazer coisas como dar zoom em páginas web(Ctrl + Scroll) e rolar a tela.

Levando isto em consideração, os modelos mais comuns são:

Mouse mecânico

O cursor é movido pela rolagem de uma bola colocada na sua parte inferior que é usada para transmitir o movimento para dois sensores mecânicos. Este modelo se tornou obsoleto e raramente encontramos exemplares dele atualmente.

Mouse opto-mecânico

Apresenta uma bola de rolagem, tal como o item anterior, porém o movimento é captado por sensores óticos. Também se tornou obsoleto e raramente vemos algum exemplar nos dias atuais.

Mouse óptico

Não apresenta partes mecânicas e utiliza-se de um fonte de luz(LED ou laser) e um sensor CMOS para detectar a movimentação feita. Modelo muito utilizado atualmente e mais moderno.

Sem fio

Utiliza a tecnologia do item anterior, ou seja, um feixe de luz para captar a movimentação, porém não possui fios que o conectem direto ao computador.

A transmissão da movimentação, nesse tipo de mouse, pode ser feita por infravermelho, hertzianos e bluetooth.

Mouse gamer

Utilizados principalmente pelos adeptos dos jogos, modelos deste tipo normalmente apresentam opções extras de configuração(como ajuste de DPI) e maior precisão nos seus sensores.

Além disso, muitos deles possuem luzes e cores vivas, botões adicionais para configurar comandos na hora do jogo e maior resistência , porém costumam se bem mais caros que modelos mais simples.

Alternativas aos modelos convencionais

Além dos modelos citados anteriormente, existem outras ferramentas que possuem as mesmas funções, mas quase que são esquecidos quando falamos deste assunto.

Trackball

Mouse Trackball

Usado em alguns computadores e notebooks, o trackball é um dispositivo de entrada que funciona de maneira similar ao mouse mecânico.

Entretanto neste caso a bola fica do lado de cima do equipamento e, normalmente, usa-se o polegar para movimentá-la e, consequentemente, mover o cursor na tela.

Touchpad

Touchpad de notebook

Localizado abaixo do teclado dos notebooks, o touchpad é uma parte sensível ao toque destes aparelhos que possui duas teclas em sua parte inferior.

Sua função é substituir o mouse, tornando os notebooks ferramentas completas e de fácil transporte.

Conclusão

O mouse é um dispositivo de entrada essencial para quem deseja utilizar um computador e, em conjunto com o teclado, permite que o usuário interaja com a interface gráfica dos sistemas operacionais, programas e jogos. Apresenta várias funções, como executar programas, abrir arquivos e rolar uma página web, sendo de vital importância para quem deseja extrair o máximo da sua máquina.

Atualmente existem vários modelos disponíveis no mercado, mas o mouse óptico é a opção mais popular na maioria dos desktops. Além disso, existem versões mais sofisticadas sem fio e opções melhoradas para quem precisa de um mouse com mais funções para jogar, sendo necessário entender bem a necessidade do utilizador antes de escolher o modelo ideal.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.