O que é Hacker?

Hacker é o nome dado à pessoa que é capaz de encontrar vulnerabilidades de segurança nos softwares e redes utilizados em um computador.


O que é Hacker

O que é um Hacker?

Hacker é uma pessoa que possui conhecimentos avançados sobre sistemas de computadores e consegue utilizar os recursos fornecidos para executar funções diferentes das esperadas. Embora este seja o significado original de hacker, o termo é comumente associado apenas àqueles que conseguem identificar e explorar vulnerabilidades de segurança em redes e softwares, usando-as de forma prejudicial para outras pessoas ou não.

O conhecimento de um hacker pode ser usado de forma boa ou má, portanto o termo não deve ser utilizado apenas com conotação negativa. Além disso, quando as técnicas são empregadas para o mal, o hacker passa a ser chamado de cracker.

O que um Hacker faz?

O que um Hacker faz

O hacker, no sentido popular, encontra vulnerabilidades de segurança nas redes e nos sistemas de computadores e utilizam este conhecimento adquirido para algum objetivo. A motivação para se fazer tal ação pode ser maléfica ou benéfica, a depender apenas de cada um desses profissionais.

Algumas coisas danosas que podem ser feitas são: roubar informações e dados, fechar sites e acessar informações confidenciais. Algumas coisas benéficas que podem ser feitas são: ajudar uma empresa a encontrar falhas de segurança, encontrar erros que podem comprometer o uso de uma ferramenta e melhorar a segurança na internet.

Tipos de Hacker

Tipos de Hacker

Os hackers podem ser agrupados por sua forma de ação e vamos falar um pouco sobre as principais classificações deste tipo de profissional, embora existam várias outras classificações como variação destas.

White Hat

São os hackers especializados em segurança cibernética e fazem uso do seu conhecimento para encontrar vulnerabilidades nos sistemas e reportar estas descobertas para que possam ser corrigidas pelo desenvolvedor.

Normalmente este tipo de profissional trabalha para uma empresa ou para o governo de forma legal, mas também existem profissionais independentes que descobrem vulnerabilidades de sistemas ou de algum software e ganham um prêmios por isso.

Black Hat

São hackers especializados em descobrir falhas de sistemas e usam seus conhecimentos para benefício próprio ou para atingir um objetivo individual. Normalmente o fazem para obter informações bancárias, roubar dados ou destruir o sistema.

Também podem ser pessoas contratadas para invadir sistemas com a finalidade de roubar informações confidenciais, seja de uma empresa, governo ou pessoa, porém isso não é uma atividade legal.

O hacker que age desta forma passou a ser chamado de cracker, para diferenciá-lo dos profissionais que utilizam suas habilidades para auxiliar as pessoas e empresas.

Gray Hat

São hackers que não possuem como objetivo causar grandes danos e, na maioria das vezes, atuam apenas por diversão. Embora isso seja verdade, muitas das vezes eles agem fora da legalidade e visam obter algum lucro pessoal com sua atividade.

Portanto podemos ver este tipo de hacker como um meio termo entre os dois anteriores. Além disso, normalmente age sozinho, mas pode fazê-lo com um grupo de amigos ou, mesmo, a serviço de alguma empresa.

Hacktivist

São hackers que usam seu conhecimento em prol de determinada causa ou ideologia política. Eles agem para promover sua forma de pensar ou contra instituições que vão contra suas crenças de mundo ideal.

Por isso é comum que eles ataquem sites de governos, adversários políticos ou empresas que vão contra sua filosofia política. Além disso, também é normal que eles ajam em grupo, mas nem sempre isso ocorre.

Conclusão

Hacker é a pessoa que possui conhecimentos avançados sobre redes e sistemas de computadores e comumente estão ligados à área de segurança da informação. Os conhecimentos deste indivíduo podem ser utilizados de forma benéfica ou de forma maléfica, a depender das suas intenções.

Um hacker pode agir sozinho ou em grupo para encontrar vulnerabilidade de sistemas e utilizá-las com algum propósito. Alguns deles, inclusive, podem ser contratados por governos e empresas de forma legal com a finalidade encontrar brechas de segurança para que estas sejam corrigidas.

Faça um comentário

*O Tecnomais não se responsabiliza pelos comentários aqui postados, sendo estes de exclusiva responsabilidade dos seus autores. Caso entenda que algum comentário viole as leis vigentes ou não seja adequado, faça uma denúncia por meio do nosso formulário de contato.