O DPI é uma métrica que avalia a sensibilidade do mouse óptico, sendo uma informação muito importante para os amantes de jogos.
O que é DPI do mouse?
DPI é a sigla do termo Dots Per Inch que, por sua vez, significa Pontos por Polegada (PPP) em português e é uma métrica importante utilizada na avaliação da sensibilidade do mouse óptico quando este é movimentado.
O DPI, então, nos informa a quantidade de pontos por polegada que um mouse possui a capacidade de detectar, sendo que quanto maior esta métrica, maior será a sensibilidade e, por consequência, a precisão na detecção dos movimentos feitos pelo usuário.
Para os usuários comuns o DPI não importa muito, mas para os adeptos dos jogos pode ser um importante indicativo para que o usuário possa ter uma maior performance competitiva, afinal quanto mais precisos forem os componentes de hardware, melhor será o desempenho do usuário.
Taxas de DPI a partir de 400 são consideradas normais para usuários convencionais. Porém taxas acima de 2000 podem ser vistas com frequência quando a pessoa joga algum jogo no qual necessita de precisão ao utilizar o mouse.
Qual sua importância para o usuário?
Esta métrica é importante porque nos informa a precisão do mouse.
Embora não seja tão relevante para os usuários convencionais, pessoas que trabalham com design ou que jogam jogos competitivos, por exemplo, podem obter melhorias significativas ao usarem um mouse com maior precisão.
Por isso, na hora da compra do componente, é importante avaliar antecipadamente qual sua necessidade. Assim você pode comprar um mouse com uma taxa de DPI que atenda suas expectativas.
Como saber o DPI do seu mouse?
A maneira mais fácil de descobrir esta informação é pesquisando pelo modelo do seu mouse no site do fabricante.
O modelo pode ser visto na caixa do produto e, normalmente, na parte debaixo do componente. No Windows também é possível descobrir esta informação utilizando o seguinte caminho: Iniciar > Configurações > Dispositivos (ou Bluetooth & dispositivos).
Alguns sites também permitem testar a métrica, como o da Redragon (acesse aqui) e o Adamantiun (acesse aqui), porém não são tão precisos. Outra opção é instalar um programa para fazer isso, sendo o Mouse Speed Switcher (veja aqui) um exemplo de software.
Como configurar o DPI do mouse?
Alguns dispositivos mais caros possuem um botão próprio para que o usuário possa fazer a configuração da sensibilidade. Um mouse gamer, por exemplo, normalmente possui um botão que permite ajustar o DPI para que o usuário possa ter um melhor desempenho.
No Windows também é possível fazer a configuração da sensibilidade do mouse e isso é bem simples, bastando acessar o caminho: Iniciar > Configurações > Dispositivos (ou Bluetooth & dispositivos) > Mouse. Após isso, basta ajustar a velocidade do cursor para o desejado.
Conclusão
O DPI do mouse é uma métrica capaz de nos informar sobre a sensibilidade do componente, sendo a sigla de Dots Per Inch (Pontos por Polegada). Quanto maior a quantidade de pontos por polegada, maior será a precisão do mouse e isso pode afetar consideravelmente sua experiência no computador.
Embora seja uma métrica válida, somente pessoas os adeptos dos jogos ou aqueles que trabalham com ferramentas gráficas realmente poderão obter vantagens consideráveis de desempenho ao adquirirem um mouse com DPI maior. Os usuários convencionais, entretanto, não têm a necessidade de se preocupar muito com este assunto, pois as vantagens de ter um mouse com maior sensibilidade não são muito significativas.