Criar e extrair um arquivo compactado no formato ZIP no Windows é bem simples, não havendo a necessidade de instalar nenhum programa adicional para tal.
Como criar um arquivo ZIP no Windows?
A criação de um arquivo ZIP no Windows pode ser feita seguindo o passo a passo abaixo:
- Clique com o botão direito no arquivo ou na pasta;
- Mantenha o mouse sobre a opção “Enviar para“;
- Clique em “Pasta compactada“;
- Pronto, o diretório ou arquivo será compactado no formato ZIP.
A pasta compactada mostrará o mesmo nome do arquivo original, sendo possível mudá-lo da mesma forma que fazemos com uma pasta ou com um arquivo convencional.
Como extrair um arquivo ZIP no Windows?
Descompactar a pasta zipada para extrair um arquivo ZIP no Windows é igualmente simples, bastando que você siga um dos tutoriais a seguir.
Arquivo individual
- Abra a pasta zipada;
- Copie o arquivo desejado;
- Cole o arquivo copiado onde deseja colocá-lo.
Isto também funciona com a pasta como um todo, permitindo extrair os arquivos com apenas alguns cliques.
Além disso, é possível ainda arrastar apenas o arquivo desejado para o local onde deseja colocá-lo com a finalidade de descompactá-lo.
Todos os arquivos
- Clique com o botão direito do mouse na pasta zipada;
- Selecione a opção “Extrair tudo“.
Com isso todos os arquivos contidos na pasta serão extraídos no mesmo local.
Vantagens de usar o formato ZIP
As vantagens de compactar arquivos usando ZIP são:
- Economizar espaço de armazenamento: essa economia fará com que o computador possa usar os recursos de hardware disponíveis da melhor forma possível.
- Facilitar o compartilhamento de arquivos: os arquivos compactados apresentam tamanhos bem menores e isso facilita seu envio por e-mail ou por outras formas de transferência.
- Criptografar dados privados: os dados dos arquivos ficam criptografados e isso poderá ajudar na sua segurança ao fazer o envio do que deseja.
Por isso, o uso deste tipo de compactação de arquivos pode ser uma boa opção para você, embora atualmente existam algumas alternativas mais eficientes disponíveis(como RAR, TAR e 7z).
Além disso, pode ser que ocorram erros durante a compactação, causando a perda dos arquivos compactados por algum motivo.